GPS Brasília comscore

Ronaldo quer ser presidente da CBF e planeja construir alianças pelo Brasil

Ex-jogador aposta em prestígio e projeto de modernização, mas enfrenta desafios para entrar na disputa eleitoral

Ronaldo Fenômeno pretende concorrer à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na próxima eleição, que deve ser realizada antes do término do mandato do atual presidente, Ednaldo Rodrigues, em março de 2026. O pontapé inicial de sua pré-campanha está marcado para janeiro de 2025, com uma série de viagens pelo Brasil para dialogar diretamente com as federações estaduais, que detêm o maior peso no processo eleitoral.

Pelas regras da CBF, Ronaldo precisa do apoio de pelo menos quatro federações e quatro clubes para oficializar sua candidatura. Atualmente, nenhuma federação se posiciona publicamente como oposição a Ednaldo Rodrigues, embora existam queixas pontuais sobre sua gestão.

O peso eleitoral das federações é decisivo: cada uma tem três votos, enquanto os clubes da Série A possuem dois votos e os da Série B, apenas um. Dessa forma, é possível vencer a eleição apenas com o apoio das federações.

Ronaldo aposta em seu prestígio como ex-jogador da seleção brasileira, no bom relacionamento com a Fifa — reforçado pela presença ao lado do presidente Gianni Infantino no sorteio do Super Mundial de Clubes — e em sua visão de modernização da gestão da entidade. Contudo, o ex-jogador evita qualquer associação com antigos dirigentes da CBF, como Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero, figuras que, segundo fontes, perderam influência nos bastidores.

Para viabilizar sua candidatura, Ronaldo já estaria encaminhando a venda do Valladolid, clube espanhol do qual é proprietário, pois a presidência da CBF é incompatível com a posse de um clube de futebol.

Embora sua relação com os clubes seja facilitada pela experiência como ex-dono da SAF Cruzeiro, o Fenômeno sabe que precisará lidar com as federações, principal pilar de sustentação política de Ednaldo Rodrigues, que tem a “caneta na mão” e mantém controle sobre o sistema atual.

“O momento ajuda, é uma oportunidade. Me sinto preparado para novos desafios. Vamos ver no que vai dar. Se eu tiver a chance, oportunidade de concorrer em uma eleição justa, estarei preparado para assumir esse desafio”, afirmou Ronaldo, durante a despedida de Adriano Imperador no Maracanã.

Ronaldo posiciona-se como um agente de evolução e modernização, mas sem romper completamente com o sistema. Ele se apresenta como alguém disposto a enfrentar o desafio político, mesmo sem depender do cargo.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Condição não necessariamente é permanente e pode estar associada a …

Os rins têm um papel essencial para o bom funcionamento …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.