O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) foi reconduzido, nesta quinta-feira (27), ao comando do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), durante a 1ª Assembleia de Governadores do Brasil Central de 2025.
Realizado no Centro Empresarial CNC, em Brasília, o encontro reuniu governadores, autoridades, especialistas e representantes de instituições parceiras para discutir iniciativas estratégicas na região . O consórcio foi consolidado como um modelo de gestão eficiente e cooperativo
“O BrC se consolidou como um mecanismo compensador e rentável, promovendo avanços para os estados que nunca antes um Consórcio proporcionou“, afirmou Caiado.
Um dos destaques da reunião foi o lançamento do edital para a aquisição conjunta de 26 helicópteros para reforço da segurança pública. A iniciativa visa modernizar as forças de segurança e ampliar a capacidade operacional dos estados, reduzindo custos e fortalecendo o combate ao crime organizado.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), destacou a importância da cooperação interestadual na segurança.
“Não adianta eu tirar o bandido daqui e ele ir para Goiás, e o Caiado tirar de lá e ele vir para cá. Temos que trabalhar de forma integrada”, afirmou.
Além disso, a assembleia foi palco para a apresentação de uma proposta do governador Ronaldo Caiado para a criação de um consórcio interestadual de infraestrutura de tecnologia da informação (TI).
“Construir uma infraestrutura robusta e integrada permitirá que os estados compartilhem soluções tecnológicas sem comprometer sua autonomia, reduzindo custos e aumentando a segurança dos dados públicos“, explicou.
Atração de investimentos
A compra conjunta de produtos e serviços foi apontada como uma estratégia eficiente para otimizar recursos e ampliar investimentos. “Estamos falando de uma gestão estratégica que garante economia para os cofres estaduais e amplia o acesso a recursos essenciais“, afirmou o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.
O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, ressaltou o papel do BrC na atração de investimentos sustentáveis. “O Consórcio tem sido fundamental para consolidar nossa presença no mercado global, facilitando parcerias que geram impacto real na economia regional“, pontuou.
Entre as prioridades do Consórcio para 2025 está a ampliação das compras compartilhadas para medicamentos oncológicos e equipamentos de proteção individual (EPIs) para as forças de segurança.
Durante o evento, foi realizada a entrega do Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central, homenageando iniciativas de segurança pública bem-sucedidas nos estados consorciados. A premiação reforça o compromisso do BrC com a inovação na gestão pública.
Ao final do encontro, Ronaldo Caiado destacou a relevância do trabalho conjunto para o avanço da região. “O Consórcio Brasil Central segue como um modelo autogerador de valor, garantindo resultados concretos e rentáveis para os estados consorciados”, concluiu.
Sobre o consórcio
Criado em 2015, o Consórcio Brasil Central é composto pelo Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. A iniciativa busca promover o desenvolvimento integrado da região por meio da cooperação interestadual e da implantação de projetos estratégicos nas áreas de segurança pública, saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico.