Com o objetivo de reafirmar o compromisso de democratizar e perpetuar a arte contemporânea em escala global, a Fundação Bienal de São Paulo e a relojoaria de luxo Rolex anunciam uma parceria inédita para a 36ª edição da exposição, que ocorrerá no dia 6 de setembro de 2025 no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
A notícia de que o relógio oficial do evento será um modelo da marca suíça foi revelada em um jantar de arrecadação realizado no Pavilhão da Bienal, que decretou o início da associação entre as duas instituições.
A ocasião reuniu diversos nomes da arte, da cultura e dos negócios, e contou com um pocket show exclusivo de Gilberto Gil, que também traz a marca como relógio oficial de sua turnê de despedida, Tempo Rei. A relação de longa data entre a Rolex e o artista teve início em 2012, quando o músico participou do programa de mentoria artística da Rolex.
“Com uma trajetória de mais de sete décadas, a Bienal de São Paulo é um dos mais relevantes espaços de arte contemporânea no mundo, reunindo artistas e públicos de diversos contextos e perspectivas”, diz a presidente da Fundação Bienal de São Paulo, Andrea Pinheiro, sobre a importância global da instituição.

Gilberto Gil
A apresentação de Gil reforçou os laços entre as duas instituições, já que diversos artistas renomados que participaram da Bienal de São Paulo também integraram a iniciativa Rolex Perpetual Arts, por meio da qual a marca reafirma seu compromisso de longo prazo com a cultura global.
Entre eles, destacam-se David Hockney, pioneiro na exploração de tecnologias na arte e participante da 20ª edição da exposição; Anish Kapoor, famoso por suas esculturas monumentais e destaque na 23ª edição; e Olafur Eliasson, que marcou presença na 24ª edição.
Para o diretor-geral da Rolex, Eduardo Machado, é por meio da iniciativa Rolex Perpetual Arts que a marca estabelece parcerias com prestigiadas instituições artísticas do mundo e apoia criadores visionários, responsáveis por deixar um impacto duradouro na sociedade. “A colaboração com a Bienal de São Paulo reflete essa tradição, reforçando o compromisso da marca em incentivar a transmissão do conhecimento para as futuras gerações e perpetuar o legado cultural do mundo”, acredita.
Confira quem passou por lá: