Categories: Política

Rodrigo Pacheco anuncia discussões sobre Leis de Segurança Pública

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou nesta segunda-feira (8) que o Congresso Nacional irá debater propostas legislativas na área da segurança pública, considerando a possibilidade de “reformular e até suprimir direitos”. A declaração foi feita por meio de sua conta no X (antigo Twitter), em resposta aos recentes assassinatos de policiais militares em Minas Gerais e São Paulo.

Diante da gravidade das situações em que policiais são mortos ou gravemente feridos durante o cumprimento de seus deveres, Pacheco ressaltou a necessidade de uma resposta efetiva. Ele expressou preocupação com a presença de armas em posse de pessoas sem a devida capacidade legal, bem como defendeu a revisão da liberdade concedida a indivíduos que não deveriam estar em tal condição.

O senador citou o trágico caso da policial civil Milene Bagalho, assassinada pelo empresário Rogério Saladinho no bairro Jardins, em São Paulo. A investigadora foi baleada enquanto conduzia diligências na residência de Rogério, investigando um furto ocorrido no local no dia anterior.

Pacheco também lamentou a morte do sargento da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Roger Dias da Cunha, de 29 anos. O sargento foi baleado na cabeça durante uma perseguição a dois suspeitos de roubo a um veículo, que estavam foragidos após serem liberados para a “saidinha” de Natal.

Diante desses acontecimentos, o presidente do Senado expressou a intenção do Congresso em promover mudanças legislativas na área de segurança pública. Ele enfatizou que, embora a responsabilidade pela segurança pública seja do Executivo e a de administrar a justiça seja do Judiciário, o Congresso desempenhará um papel ativo na revisão e possível restrição de direitos que, sob o pretexto de ressocialização, têm contribuído para o aumento da criminalidade.

Pacheco destacou a necessidade de uma resposta contundente contra a criminalidade e a violência, alertando que a inação poderia resultar na derrota do país diante desses desafios.

Henrique Neri

Estudante de Jornalismo no Centro Universitário de Brasília (CEUB), atua como estagiário, cobrindo diversas áreas do GPS

Posts Recentes

Ronda da Moda GPS: confira os destaques fashion da semana

Novidades imperdíveis das principais marcas e lançamentos que estão dominando o cenário fashion

2 horas ago

Plano básico da Netflix sem anúncios é encerrado nos EUA

Brasileiros ainda podem manter a assinatura mensal mais barata, com resolução de 720 pixels

3 horas ago

Saiba onde curtir festivais durante as férias de julho

Opções em diversas cidades do País, os festivais famosos por unir música e experiências são…

4 horas ago

Dia do Chocolate: onde comemorar em Brasília

Restaurantes do DF celebram o Dia do Chocolate. Casas estão recheadas de sobremesas para comemorar…

6 horas ago

Seleção brasileira fica pelo caminho na Copa América

Brasil perde do Uruguai nos pênaltis e é eliminado nas quartas de final da competição

13 horas ago

Fraudes contábeis nas Americanas superaram os R$ 25 bilhões

Dois ex-diretores chegaram a ter prisão preventiva decretada

18 horas ago