GPS Brasília comscore

Rita Lee, subversiva na música e na moda

Nem só ícone fashion, nem apenas ícone da música brasileira. Rita era ícone em tudo. A artista morreu neste 9 de maio, aos 75 anos, mas deixou de herança para os brasileiros a quebra com o convencional e a irreverência. Dona de um estilo debochado, único e sincerão, a paulista não ligava para críticas — talvez por isso tenha se tornado uma figura tão única para o País. 

 

Suas aparições em shows ou em capas de revistas refletiram a alma livre de Rita. Com cabelos vermelhos e óculos arredondados, as marcas registradas da artista também refletiam sua excentricidade

 

535b7d9eacb4112cbc0eb9249067dc4c.webp
Foto: Reprodução

 

Em 1968, Os Mutantes, grupo no qual rockeira fazia parte, eram os únicos tropicalistas que concorriam ao Festival Internacional da Canção. Para a apresentação e na capa do álbum, Rita usou um de seus looks mais icônicos: um vestido de noiva. Ser careta realmente não era com ela.

 

Em seu guarda-roupa, a Ovelha Negra do Brasil incorporava referências a grandes nomes do cenário mundial, como David Bowie. Rita passeava entre o hippie e o glam rock dos anos 80 sem parecer se esforçar. Ela usava a moda como meio de comunicação. Uma prova dessa afirmação foi o primeiro show que fez depois da prisão, durante a ditadura militar, onde apareceu vestida de presidiária

 

fatos-e-fotos-1977.webp
Foto: Reprodução

 

Em seu livro, Rita Lee: Uma Autobiografia, a cantora fala sobre sua relação com o universo fashion. Segundo seu próprio relato, durante uma viagem a Londres, quando visitou a icônica loja Biba, provou uma bota prateada e, quando a vendedora se afastou, saiu do lugar com as botas sem pagar — você já deve ter visto o sapato na capa de do álbum com a banda Tutti Frutti.

 

A paulista é sinônimo de transgressão, e não apenas pelo fato de comandar um grupo de rock, mas também pelos seus posicionamentos, personalidade e estilo. 

 

dcd84218504457a6c69a29ac00492e2d.webp
Foto: Reprodução

 

Veja também

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.