**Rishi Sunak, ex-ministro das Finanças**, será o novo primeiro-ministro do Reino Unido. O decisão desta segunda-feira aconteceu depois da desistência de seus rivais Boris Johnson e Penny Mordaunt. **Sunak foi o único candidato a conseguir apoio suficiente nas eleições internas para líder do Partido Conservador**.
Aos 42 anos, Sunak será o **primeiro descendente de indianos a assumir o cargo**. Ele substituirá Liz Truss, que renunciou em meio a desgastes de seu plano de cortes de impostos e a proposta de empréstimos bilionários para tentar tirar o país de uma **profunda crise econômica**. Truss ficou apenas 45 dias no cargo.
Rishi Sunak deverá ser convocado pelo **Rei Charles III** para ser oficializado como primeiro-ministro, uma mera formalidade da monarquia.
Em conversa com parlamentares e partidários, o novo primeiro-ministro afirmou que sua prioridade é garantir estabilidade econômica e política – **será o terceiro líder do país em menos de dois meses**.
Os **principais desafios** de Sunak serão domar a inflação galopante, que ultrapassou os dois dígitos, unir o **Partido Conservador**, dividido em diversos temas (Brexit, imigração, condução da economia e impostos), e principalmente a alta de juros, que endividou empresas e cidadãos.