A **Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal** (OAB-DF) emitiu, neste domingo (5), um alerta sobre uma possível manifestação, organizado, dentro do **Complexo Penitenciário da Papuda**, por advogados de bolsonaristas envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
A decisão é do início de fevereiro e começou a valer desde quinta-feira (2). O texto foi divulgado apenas neste domingo (5).
Por isso, por determinação da **Vara de Execuções Penais**, apenas terão acesso ao local visitantes e advogados que tenham agendamento prévio. A decisão vale para o **presídio masculino e para o feminino**.
A Coordenação do Sistema Prisional da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) comunicou ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) a pretensão de manifestação por um grupo de advogados dentro da Papuda.
A pauta seria sobre a prisão de criminosos envolvidos nos atos de vandalismo, em Brasília, no dia 8 de janeiro.
Após ter conhecimento, a **juíza da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP-DF), Leila Cury**, determinou “_providências necessárias, pela SEAPE, para impedir a realização de manifestação no interior do Complexo Penitenciário da Papuda_”.
Por isso, segundo a OAB-DF, será “_realizado rígido controle do acesso de pessoas ao referido local, o qual deverá ser franqueado apenas aos visitantes e advogados que apresentem comprovado agendamento prévio para ingressar nas unidades prisionais_”.
A decisão foi encaminhada ao gabinete da governadora em exercício, Celina Leão, à SEAPE/DF; ao comandante-geral da PMDF; à OAB/DF; e ao MPDFT, “em caráter de urgência”.
A magistrada solicita, ainda, “que os representantes dos doutos órgãos adotem as providências cabíveis, no âmbito de suas respectivas atribuições para assegurar a manutenção da ordem e da estabilidade do sistema prisional do DF”.
**Leia trecho da decisão:**
![Captura da Web_5-2-2023_19337_.jpeg](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Captura_da_Web_5_2_2023_19337_38d184f7c8.jpeg)