Categories: República

Rio de Janeiro registra mais duas mortes por varíola dos macacos

O Estado do **Rio de Janeiro** registrou mais **duas mortes por varíola de macacos (monkeypox)**. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), subiu para cinco o número de pessoas que perderam a vida por causa da doença.

Conforme a secretaria, um dos pacientes é um homem de 46 anos de idade, que morava em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A morte foi notificada no dia 31 de outubro. “_O paciente era imunossuprimido e apresentou lesões cutâneas em forma grave_”, informou.

A outra notificação ocorreu no mesmo dia. O paciente, de 27 anos de idade, residia em São Pedro da Aldeia, na região dos Lagos, mas o registro foi na capital do Estado. A data de início dos sintomas foi em 21 de outubro. “_Ele estava internado para tratamento e possuía comorbidade_”, informou a secretaria.

De acordo com a SES-RJ, **há 1.231 casos confirmados e 138 prováveis registrados no Estado** até o dia 3. Outros 387 casos suspeitos seguem em investigação, e 2.665 foram descartados. Com dois novos registros no Rio de Janeiro, país contabiliza 11 dos 38 óbitos registrados em todo o globo pela doença.

>“Os casos suspeitos são aqueles em que os pacientes, de qualquer idade, apresentam início súbito de lesão em mucosas e/ou erupção cutânea aguda sugestiva para monkeypox única ou múltipla, em qualquer parte do corpo. Também podem apresentar edema nos órgãos genitais, podendo estar associada a outros sinais e sintomas”, explica a secretaria.

Já os casos prováveis são os em que “_o paciente apresenta um ou mais dos critérios listados como exposição próxima e prolongada, sem proteção respiratória, ou contato físico direto com parcerias múltiplas e/ou desconhecidas nos 21 dias anteriores ao início dos sinais. Além disso, teve contato com materiais contaminados, como roupas de cama e banho ou utensílios pessoais de um caso provável ou confirmado de monkeypox_”.

Também estão incluídos os profissionais da saúde sem uso adequado de equipamentos de proteção individual que tiveram contato com caso provável ou confirmado de **monkeypox** nos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas.

“_Embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, é importante ressaltar que o surto atual não tem relação com esses animais_”, alerta a secretaria.

Para dar mais **transparência** aos dados de monkeypox no estado, a SES-RJ lançou o **[painel com dados oficiais sobre a doença](https://datastudio.google.com/u/0/reporting/bd212168-2f5b-49f3-b4e1-8529ffbc570a/page/p_55jso4e1wc)**.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Share
Published by
Redação GPS

Posts Recentes

Maria Sofia, filha de Tatá Canhedo e Diego Pessoa, completa 3 anos

Aniversário ocorreu no Lago Sul e reuniu amigos e familiares da pequena

38 minutos ago

Lula vota em São Bernardo e critica “candidatos que só sabem provocar”

O presidente votou acompanhado do candidato à prefeitura da cidade pelo PT

1 hora ago

#SkiSeason: as melhores estações de esqui da Suíça

St. Moritz, Zermatt, Grindelwald e Engelberg são ótimas opções para aproveitar o inverno suíço

2 horas ago

Não foi votar? Saiba como justificar ausência

Data limite estabelecida para o primeiro turno é 5 de dezembro

2 horas ago

Eleitores de mais de 5 mil cidades vão às urnas neste domingo (6)

Saiba regras, horários e proibições na hora da votação

2 horas ago

O mito do Coringa

Lançado na sexta-feira 3, Coringa, Delírio a Dois já é considerado pela crítica especializada e…

2 horas ago