O **interventor na segurança pública do Distrito Federal será o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli**. O cargo está subordinado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que determinou a intervenção neste domingo após a invasão terrorista das sedes dos Três Poderes.
De acordo com Lula, Ricardo Capelli, número dois do Ministério da Justiça, vai exercer controle de todos os órgãos distritais de segurança do GDF e poderá requisitar recursos financeiros, estruturais, humanos e tecnológicos do Governo do Distrito Federal. Além disso, o interventor poderá requisitar quaisquer órgãos, civis e militares, do governo federal, para alcançar os objetivos da intervenção.
“O objetivo da intervenção é pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Estado do Distrito Federal, marcada por atos de violência”, diz o decreto presidencial.
Ricardo Garcia Capelli foi presidente da União Nacional dos Estudantes de 1997 a 1999 e ocupou o cargo de secretário de Comunicação do Maranhão durante governo de Flávio Dino, atual ministro da Justiça.