Categories: Cotidiano

Revitalização do Gilberto Salomão: conheça os concorrentes

O centro comercial **Gilberto Salomão**, localizado na QI 5 do Lago Sul, é uma das construções mais tradicionais de Brasília e após 55 anos em funcionamento, passará por uma **revitalização** da fachada.

Por meio de um concurso, a administração do centro escolherá o escritório de arquitetura brasiliense que apresentar o melhor projeto para iniciar as obras. A seleção é feita por meio do **Archathon**, um formato de contratação de arquiteto por meio de concorrências digitais, em que todos os participantes são remunerados pelos projetos propostos.

A primeira etapa do concurso selecionou **oito escritórios**, que receberão R$ 2 mil pela participação. O projeto vencedor será divulgado no dia **7 de novembro** em um evento no Gilberto Salomão, e a equipe que ficar em primeiro luga receberá **R$ 26 mil como prêmio**.

Conheça os oito escritórios finalistas do concurso de revitalização do Gilberto Salomão:

**Orla Arquitetura**

Desde 2017, as arquitetas Carla Monza e Isabella Souza trabalham com o propósito de criar projetos que vão além da influência modernista de Brasília. Preocupadas com a qualidade do serviço, elas garantem desde as primeiras etapas um olhar cuidadoso com o custo e a qualidade do projeto. Com foco no inabitual, a equipe interpreta as necessidades de cada cliente com muita sensibilidade a fim de imprimir identidade em cada projeto.

**Mosaico Arquitetos**

Formado por Gustavo Alexandre Cardoso Cantuária, Lucia Kozak Simaan e Daniel Simaan França, arquitetos graduados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB), o escritório atua desde 2002 na capital federal em diversas áreas, escalas e contextos. ​Com projetos reconhecidos em premiações, o escritório abraça a união entre arte e arquitetura.

**Entrequadras Arquitetos + Studio Coplanar**

As arquitetas Bárbara Alvarenga e Deborah Torres possuem características pessoais e profissionais distintas e complementares, e no Entrequadra, cada projeto é único e desenvolvido com muita pesquisa e afeto para traduzir ao máximo as necessidades de cada cliente. Para o concurso, firmaram parceria com o Studio Coplanar, fundado em 2021 pelo arquiteto Matheus Carvalho, que agrega com sua experiência em trabalhos nas áreas de arquitetura residencial e comercial.

**Studio Brick Arquitetura**

O Studio Brick é um escritório de arquitetura focado em projetos gastronômicos, corporativos e residenciais, e nasceu da união de duas arquitetas: Priscila Mantelli Machado e Karine Vaz. Em seu portfólio, conta com projetos de Marie Cuisine, Babbo Osteria, Maison Camargo Alta Alfaiataria e SINDJUS-DF, que aliam inovação e estética à funcionalidade.

**Ney Lima**

Arquiteto e urbanista graduado pela Universidade Católica de Goiás em 1986, Ney Lima possui uma bagagem recheada de conhecimento nas mais diversas áreas da arquitetura, desde projetos residenciais a comerciais e clínicas. Tornou-se referência no DF por suas linhas retas, modernistas e com um traçado próprio e autoral.

**285 AU + Lucas de Sordi**

Pedro Gomes, Marcelo Honório e Lucas De Sordi se juntaram para participar do concurso. Todos de Brasília e formados na mesma turma de arquitetura no UniCEUB em 2008, seguiram caminhos profissionais diversos e trabalharam em escritórios e cidades diferentes. Essa diversidade no meio profissional gerou, a todos, uma ampla bagagem cultural e experiência criativa e profissional.

**Babel Arquitetura**

Com identidade forte e personalidade marcante, de estilo jovem e ligado às tendências atuais, o escritório busca uma arquitetura imersiva, estimulante e memorável ao usuário. Atua nos diversos segmentos da arquitetura comercial e dedica seu trabalho a projetar espaços que sejam verdadeiros cenários de grandes histórias reais.

**Studio Mind + Orestes Blanco**

Os arquitetos Orestes Blanco e Rosa Maranini decidiram juntar forças e carregar, juntos, as marcas de seus escritórios, Orestes Blanco Arquitetura e Studio Mind. Possuem um amplo portfólio de projetos em várias escalas: de interiores, residências, edifícios e industriais entre Brasília e Assunção, no Paraguai.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Servidores do GDF terão direito a assistência odontológica

A medida busca ampliar cuidados com a saúde dos servidores públicos

27 minutos ago

Samuel e a luta contra o câncer: história de fé e o projeto para contar sua jornada

Família de Samuel busca apoio para transformar a história de luta do filho em uma…

1 hora ago

GPS|Indica: Ticiana Werner, um restaurante tradicional com toque de empório

Chef apresentou menu sofisticado, que inclui desde saladas até sobremesas deliciosas

3 horas ago

“Twisters”: um legado de ação e efeitos visuais

Colunista de cinema do GPS Brasília, Anna Salles dá 3 de cinco estrelas para o…

13 horas ago

Alerta de segurança interrompe viagem do rei Charles III e da rainha Camilla

O casal estava participando de um evento em Jersey, nas Ilhas do Canal; o caso…

14 horas ago

Ramagem diz que gravação sobre investigação de Flávio teve autorização de Bolsonaro

Ex-diretor da Abin diz que gravação foi feita para proteger ex-presidente

14 horas ago