Categories: Cidades

Revisão do Pdot discutirá construção civil, indústria e comércio

Construção civil, setor imobiliário, indústria e comércio serão debatidos na sétima oficina participativa da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). O evento é aberto a toda a população e ocorrerá na próxima quinta-feira (22), às 19h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), localizada no Edifício Number One, no Setor Comercial Norte (SCN) Quadra 1, 18º andar.

 

Essa será a segunda oficina voltada especificamente aos segmentos da sociedade civil organizada para tratar de pontos relacionados ao planejamento e desenvolvimento urbano de forma direta ou indireta. O objetivo é dar voz a diversos grupos sociais durante a revisão do Pdot. A reunião também será transmitida no canal da secretaria no Youtube, chamado Conexão Seduh.

 

“O propósito é colocar no cenário de discussão do Plano Diretor os temas mais recorrentes pautados pela população, assim como outros que também devem ser considerados, por serem muito caros à sociedade civil em geral. É um esforço da Seduh de trazer todas as demandas, das mais diferentes áreas, para o momento da revisão do Pdot”, explica o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco.

 

Na visão do presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Eduardo Aroeira, a participação popular e do setor produtivo é de extrema importância para que as demandas da sociedade sejam ouvidas. “Com esse debate, esperamos enriquecer ainda mais a discussão, para que o Pdot possa representar o que há de mais moderno, sustentável e possível para a população do DF ter um futuro com melhor qualidade de vida nas suas cidades”, comenta Aroeira.

 

Para o vice-presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Ovídio Maia, esse é o momento de a sociedade contribuir com sugestões e críticas construtivas ao Plano Diretor, porque elas direcionam as ações do poder público. “Precisamos do empenho da população para pensar Brasília para os próximos anos, corrigir erros passados, ordenar e organizar o território com responsabilidade. Agora a sociedade precisa se comprometer e participar”, alerta.

 

Quem pode participar?

Todos os moradores do Distrito Federal de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da cidade, podem participar das oficinas de todas as regiões administrativas. Para isso, basta comparecer nas datas e locais marcados. 

 

Ao todo, serão 53 oficinas organizadas pela Seduh ao longo deste ano para debater com a população a revisão do Plano Diretor e o futuro que desejam para as suas regiões. Enquanto 18 desses eventos públicos serão voltados a segmentos da sociedade, outros 35 serão sobre cada uma das regiões administrativas do Distrito Federal. Neste sábado (17), Brazlândia receberá a sexta oficina participativa do Pdot.

 

Nova dinâmica

A oficina sobre a construção civil, setor imobiliário, indústria e comércio terá um formato diferente das que ocorreram até o momento. Em vez de a população ser dividida em grupos, contará com a participação de dois especialistas para discutir o tema densidade populacional no Plano Diretor. O assunto foi escolhido pelos representantes dos segmentos da oficina. Depois, haverá uma roda de debate.

 

“Tal discussão é importante, porque é preciso equilibrar as questões relacionadas à capacidade de suporte do território em relação à temas como recursos hídricos, com a necessidade da população de morar em áreas mais centrais e próximas dos serviços oferecidos pela cidade e, consequente, redução de deslocamentos”, avalia a subsecretária de Políticas e Planejamento Urbano da Seduh, Juliana Coelho.

 

A expectativa é que esse novo formato de oficina também seja adotado em outros encontros voltados aos segmentos da sociedade. Mais informações podem ser acessadas no site www.pdot.seduh.df.gov.br.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

GDF veta parte da lei que cria política distrital de combate ao racismo em estádios

Autor diz que vetos impedem campanhas de conscientização e punição de racistas

4 horas ago

Lira marca votação da regulamentação da reforma tributária para quarta (10)

Presidente da Câmara comentou sobre inclusão de proteínas na cesta básica

4 horas ago

Moraes nega liberdade a acusados pela morte de Marielle Franco

Trio segue preso para não atrapalhar investigações e processo

5 horas ago

Filhote de onça encontrado em Formosa (GO) se recupera em hospital público silvestre

No local, animal está sendo submetida a exames de rotina e segue dieta para ganho…

6 horas ago

De olho nas atrocidades, MPDFT acompanhará trâmites do PPCub

Procurador-geral de Justiça criou grupo de trabalho para garantir preservação de Brasília

6 horas ago

Antônio Geraldo: “Doenças mentais na era das mídias sociais”

Psiquiatra aborda um pouco sobre o impacto da era digital na saúde mental

6 horas ago