Categories: Cidades

Réveillon começou mais cedo na Praça dos Orixás

Tudo pronto para as festas de fim de ano na capital do Brasil. A partir deste sábado (30), várias atrações já puderam ser curtidas na Praça dos Orixás. A movimentação às margens do Lago Paranoá, nas proximidades da Ponte Honestino Guimarães, começou logo cedo. Debaixo de uma garoa fina, dezenas de pessoas aproveitaram a manhã de sábado para levar oferendas aos orixás. Velas, incensos e flores faziam parte do ritual de quem queria agradecer as graças alcançadas em 2023 e pedir proteção ao longo de 2024.

“Tem mais de 15 anos que eu frequento a Praça dos Orixás no final do ano. A gente sente a energia da água, traz oferendas. É um momento importante para mim. Desta vez, eu trouxe um grupo grande comigo lá de Águas Lindas de Goiás, todos frequentadores da mesma casa de umbanda que eu. É uma tradição bonita, que a gente passa de geração para geração”, comenta a funcionária pública Rejane Nascimento, de 44 anos

As atrações da Praça dos Orixás prometem agradar todo tipo de público. Enquanto os rituais religiosos são voltados para a umbanda e o candomblé, as atrações musicais não fazem distinção religiosa. É o que garante a mãe de santo Adna Santos, mais conhecida como Mãe Baiana, uma das responsáveis pela programação de Ano-novo patrocinada pelo GDF.

“Abrimos as comemorações às 15h, com a lavagem da Praça dos Orixás feita pelas baianas. Depois, tivemos o Entardecer dos Ojás, momento em que amarramos laços brancos em todas as árvores do local, convidando a comunidade a abraçar uma cultura de paz. Na parte da noite, entregamos a praça para toda a população se divertir, com muita música trazida por excelentes artistas. E a programação continua no domingo”, adianta Mãe Baiana.

Comemoração no centro
A tradicional festa da virada da Esplanada dos Ministérios promete lotar a área central de Brasília com grandes nomes da música brasileira. Do sertanejo, estarão as duplas Heverton e Heverson (19h) e Israel e Rodolffo (1h), além da cantora Naiara Azevedo (20h40). Mas é o show da virada, comandado pelo grupo Roupa Nova, que tem deixado a servidora pública Emanuelle dos Santos, 34, ansiosa.

“É a primeira vez que visito Brasília e estou amando a experiência. Pensei em passar a virada em uma festa, mas quando soube que o Roupa Nova iria tocar na festa de Ano-novo da Esplanada dos Ministérios, mudei os planos. Sou muito fã da banda. E gosto de festejar a passagem de ano na rua. Estou superanimada, acho que vai ser ótimo”, conta a recifense.

 

Agência Brasília

Posts Recentes

5 sorveterias imperdíveis em Brasília para refrescar o calorão

Com a seca e o calor intensos, nada melhor do que saborear um bom gelato…

50 minutos ago

Crimes eleitorais: o que o eleitor deve evitar no dia da votação de domingo (6)

Uso de celulares, boca de urna e compra de votos estão entre as principais infrações…

1 hora ago

Eleições municipais: o que você precisa saber se for votar neste domingo (6)

Entenda o processo eleitoral, os cargos em disputa e os direitos dos eleitores para as…

2 horas ago

Resgate de brasileiros no Líbano é reprogramado para este sábado (5)

Operação foi adiada nesta sexta-feira para análise de segurança

3 horas ago

Boulos vai pedir prisão de Marçal após divulgação de suposto laudo falso sobre uso de droga

Candidato do PSol acusa adversário de espalhar suposto receituário que alega uso de entorpecente

10 horas ago

Disputa entre Nunes, Boulos e Marçal é a mais acirrada em São Paulo desde 2000

Datafolha mostra cenário de indefinição, com apenas 2 pontos percentuais separando principais candidatos

10 horas ago