Tudo pronto para as festas de fim de ano na capital do Brasil. A partir deste sábado (30), várias atrações já puderam ser curtidas na Praça dos Orixás. A movimentação às margens do Lago Paranoá, nas proximidades da Ponte Honestino Guimarães, começou logo cedo. Debaixo de uma garoa fina, dezenas de pessoas aproveitaram a manhã de sábado para levar oferendas aos orixás. Velas, incensos e flores faziam parte do ritual de quem queria agradecer as graças alcançadas em 2023 e pedir proteção ao longo de 2024.
“Tem mais de 15 anos que eu frequento a Praça dos Orixás no final do ano. A gente sente a energia da água, traz oferendas. É um momento importante para mim. Desta vez, eu trouxe um grupo grande comigo lá de Águas Lindas de Goiás, todos frequentadores da mesma casa de umbanda que eu. É uma tradição bonita, que a gente passa de geração para geração”, comenta a funcionária pública Rejane Nascimento, de 44 anos
As atrações da Praça dos Orixás prometem agradar todo tipo de público. Enquanto os rituais religiosos são voltados para a umbanda e o candomblé, as atrações musicais não fazem distinção religiosa. É o que garante a mãe de santo Adna Santos, mais conhecida como Mãe Baiana, uma das responsáveis pela programação de Ano-novo patrocinada pelo GDF.
“Abrimos as comemorações às 15h, com a lavagem da Praça dos Orixás feita pelas baianas. Depois, tivemos o Entardecer dos Ojás, momento em que amarramos laços brancos em todas as árvores do local, convidando a comunidade a abraçar uma cultura de paz. Na parte da noite, entregamos a praça para toda a população se divertir, com muita música trazida por excelentes artistas. E a programação continua no domingo”, adianta Mãe Baiana.
Comemoração no centro
A tradicional festa da virada da Esplanada dos Ministérios promete lotar a área central de Brasília com grandes nomes da música brasileira. Do sertanejo, estarão as duplas Heverton e Heverson (19h) e Israel e Rodolffo (1h), além da cantora Naiara Azevedo (20h40). Mas é o show da virada, comandado pelo grupo Roupa Nova, que tem deixado a servidora pública Emanuelle dos Santos, 34, ansiosa.
“É a primeira vez que visito Brasília e estou amando a experiência. Pensei em passar a virada em uma festa, mas quando soube que o Roupa Nova iria tocar na festa de Ano-novo da Esplanada dos Ministérios, mudei os planos. Sou muito fã da banda. E gosto de festejar a passagem de ano na rua. Estou superanimada, acho que vai ser ótimo”, conta a recifense.