A reunião ado vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), com governadores brasileiros para discutir os efeitos da nova taxação imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, foi cancelada.
A confirmação partiu do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que liderou a iniciativa de mobilizar os chefes de Executivo para uma ação conjunta contra o chamado tarifaço anunciado pelo presidente norte-americano Donald Trump.
A medida dos EUA, que estabelece uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, entra em vigor nesta sexta-feira (1º). A decisão de Trump afeta diretamente setores estratégicos da economia nacional, especialmente commodities e insumos industriais com forte presença no mercado norte-americano.
Uma das razões para o cancelamento do encontro foi a dificuldade de ajustes em agendas para uma viagem repentina a Brasília. Por isso, diversos convidados comunicaram à organização que não poderiam participariam presencialmente e que enviariam os vices ou outros representantes no lugar.