O retorno de Johnny Depp, o novo Indiana Jones e o Brasil na competição. A partir desta terça-feira, 16, já podemos acompanhar de perto os filmes que serão escolhidos para receber a Palma de Ouro na 76ª edição do Festival de Cannes.
O filme de abertura é “Jeanne du Barry”, estrelado por Johnny Depp. A escolha de Thierry Frémaux, diretor-geral do festival, foi alvo de críticas frente às polêmicas do ator no processo com a ex-esposa Amber Heard.
Jeanne du Barry é um drama histórico e biográfico francês. É dirigido, produzido e estrelado por Maïwenn e, ainda, Johnny Depp. A protagonista interpreta Jeanne, uma jovem trabalhadora faminta por cultura e prazer. Ela usa a inteligência para subir degraus sociais e se torna a favorita do rei Luís XV (Johnny Depp).
São 21 longas na competição pela Palma de Ouro. De volta ao circuito, o Brasil com Firebrand, primeira ficção em língua inglesa de Karim Aïnouz.
Produzido no Reino Unido, a narrativa conta o curto casamento entre o Rei inglês Henry VIII (Jude Law) com a sexta e última esposa, a Rainha Catherine Parr (Alicia Vikander). O filme ainda não tem trailer público.
Outro brasileiro, “A flor de buriti”, de João Salaviza e Renée Nader Messora, está na Un Certain Regard, segunda mostra competitiva de Cannes. No novo trabalho, os diretores contam a luta pela terra e as resistências sofridas pela aldeia Pedra Branca, do povo Krahô, no norte do Tocantins.
O clássico Indiana Jones está de volta e foi a presença no Festival de Cannes que confirmou o lançamento do filme. “Indiana Jones e o Chamado do Destino” traz Harrison Ford de volta ao papel do arqueólogo, mas em uma situação um pouco diferente. Aposentado, Indiana Jones mora em Nova York, mas precisa voltar à ativa por conta de desentedimentos com antigos parceiros.
Outro destaque internacional é Asteroid City – Wes Anderson, protagonizado por Tom Hanks e Margot Robbie. O filme se passa na década de 1950 em uma cidade fictícia do deserto norte-americano. Em uma convenção organizada para unir alunos e pais em uma competição acadêmica, o caos se instala à medida que ocorrem eventos capazes de mudar o mundo.
Veja lista de indicados para o principal prêmio, a Palma de Ouro:
Club Zero – Jessica Hausner
The Zone of Interest – Jonathan Glazer
Fallen Leaves – Aki Kaurismaki
Les Filles D’Olfa – Kaouther Ben Hania
Asteroid City – Wes Anderson
Anatomie d’Une Chute – Justine Triet
Monster – Kore-Eda Hirokazu
Il Sol dell’Avvenire – Nanni Moretti
L’Été Dernier – Catherine Breillat
Kuru Otlar Ustune – Nuri Bilge
La Chimera – Alice Rohrwacher
La Passion de Dodin Bouffant – Tran Anh Hun
Rapito – Marco Bellocchio
May December – Todd Haynes
Jeunesse – Wang Bing
The Old Oak – Ken Loach
Banel e Adama – Ramata-Toulaye Sy
Perfect Days – Wim Wenders
Firebrand – Karim Aïnouz