**Datafolha e Atlas** divulgaram novos números para a corrida presidencial nesta quinta-feira (27). Os números apontam para uma **disputa engessada**, sem variações fora da margem de erro, mesmo com o clima político quente dos últimos dias.
O levantamento do **Datafolha, encomendado pela Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo**, mostra o **ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% de intenção de votos** no segundo turno; **o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 44%**. Brancos e nulos somaram 5%, indecisos ou quem não respondeu chegaram a 2%.
Em relação aos **votos válidos**, método similar à apuração dos votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que se excluem os indecisos e os brancos/nulos, Lula aparece com 53%, e Bolsonaro, 47%.
No **levantamento anterior** do Datafolha, o candidato do PT tinha 52% dos votos válidos. Jair Bolsonaro perdeu um ponto porcentual – tinha 48%.
O Datafolha entrevistou 4.580 pessoas, em 252 municípios, entre os dias 25 e 27 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número **BR-04208/2022**.
**As polêmicas dos últimos dias não parecem ter impactado o andamento das campanhas**. No domingo (23), Roberto Jefferson, ex-deputado federal e aliado de Jair Bolsonaro, recebeu policiais federais a tiros de fuzil em sua casa, no interior do Rio de Janeiro.
Um dia depois, a campanha do presidente apontou uma **suposta irregularidade nas exibições de inserções em rádios e TVs**. Sem apresentar provas, o staff alegou que o TSE não teria repassado o material para os veículos de comunicação. No entanto, o tribunal não é responsável pela distribuição, nem pela fiscalização – ambas são atribuições dos partidos.
Tal clima conturbado parece ter apenas tumultuado momentaneamente o noticiário. Números do Datafolha apontam que **apenas 7% dos eleitores não estão totalmente decididos em quem irão votar no domingo**. Quem tem certeza soma 92%.
Entre os eleitores que ainda podem mudar de voto, 59% tendem a votar em branco ou anular. Outros 21% votariam em Bolsonaro e Lula seria a opção de 15% – **os indecisos somam 5%**.
**Atlas**
Pesquisa do **Instituto Atlas** divulgada nesta quinta-feira aponta que o **ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria as eleições de domingo com 53,2%** de intenções de votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) figura com 46,8%.
Em comparação com o levantamento anterior, **Lula oscilou de 53% para 53,2%. Já Bolsonaro variou de 47% ante 46,8%** da pesquisa divulgada nesta quinta.
Em votos totais, Lula aparece com 52,4%, com o presidente Jair Bolsonaro somando 46%. **Outros 1,6% não souberam responder ou votarão branco/nulo**.
O Instituto Atlas entrevistou 7.500 pessoas de 1.776 municípios entre 21 e 25 de outubro. A margem de erro é de 1 ponto percentual, considerando um nível de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é **BR-01560/2022**.