Com a proximidade do Dia dos Pais, bares e restaurantes do Distrito Federal se preparam para um domingo de vendas aquecidas e de comemorações. De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-DF), 76% dos estabelecimentos que planejam abrir na data esperam aumento no faturamento em comparação ao mesmo período do ano passado.
A expectativa positiva também se reflete na comparação com um domingo comum: 27% dos empresários preveem alta entre 6% e 10%, enquanto 12% estimam um crescimento mais expressivo, entre 11% e 20%.
Apesar do otimismo, o setor ainda enfrenta desafios com a defasagem de preços. Nos últimos 12 meses, 37% dos estabelecimentos não conseguiram reajustar seus valores, apesar das implicações do cenário econômico. Outros 57% fizeram reajustes apenas dentro ou abaixo da inflação.
Para o presidente da Abrasel-DF, Beto Pinheiro, as datas comemorativas têm papel estratégico não apenas na recuperação do setor, mas também para impulsionar a atividade de alimentação fora de casa.
“Ao planejar promoções atrativas e experiências diferenciadas para os consumidores, os negócios podem não apenas aumentar suas vendas durante essas datas, mas também fortalecer seu relacionamento com os clientes, garantindo um fluxo de caixa que é vital para sua sobrevivência e crescimento a longo prazo. A recuperação econômica, embora lenta, pode ser impulsionada por estratégias eficazes durante essas datas-chave, fornecendo aos empreendimentos a injeção de recursos de que tanto precisam”, afirmou.