Categories: Política

“O respeito à cultura voltou”, diz Lula durante conferência do setor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o “respeito à cultura voltou” durante a abertura oficial da Conferência de Cultura, ocorrida nesta segunda-feira (4), em Brasília, que coincide com a recriação do Ministério da Cultura, atualmente comandado por Margareth Menezes.

Com o tema Democracia e Direito à Cultura, a quarta Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC) debaterá, até sexta-feira (8), 140 propostas recebidas de estados e do Distrito Federal, a partir das conferências regionais.

Em seu discurso, o presidente Lula não poupou críticas ao governo anterior, destacando os desafios enfrentados pelo setor cultural durante os últimos quatro anos. Ele ressaltou que, nesse período, o Ministério da Cultura foi extinto e uma série de ataques foram direcionados a artistas renomados, como Anitta, Taís Araújo, Zélia Duncan e Daniela Mercury.

“Com um secretário de Cultura fazendo vídeo inspirado em nazistas. Um outro secretário de Cultura que chamava artistas de ‘criaturas imundas’. A acusação de representantes do governo anterior que, repetidas vezes, chamavam artistas de vagabundos que viviam de receber Lei Roaunet sem dar nada em troca ao país, e que a ‘mamata ia acabar'”, disse.

Lula também mencionou episódios polêmicos envolvendo secretários de Cultura, incluindo a produção de vídeos inspirados em ideologias nazistas e declarações desrespeitosas dirigidas aos artistas. Ele denunciou a tentativa de censura a shows de música e a criminalização de opiniões políticas no meio artístico.

No entanto, o presidente destacou que esse período de dificuldades acabou. Ele enfatizou a recriação do Ministério da Cultura e os investimentos significativos realizados nos últimos anos. Segundo ele, os recursos destinados à cultura foram superiores aos investimentos realizados nos últimos 10 anos.

“Nós refundamos o Ministério da Cultura e os investimentos, neste último ano, foram maiores do que os realizados na última década. Os investimentos e o respeito à cultura voltaram”, declarou o presidente Lula, evidenciando o compromisso do atual governo com o fortalecimento e valorização do setor cultural no país.

 

Caio Barbieri

Jornalista, colunista e apresentador do GPS, com experiência em cobrir o que acontece nos bastidores dos principais gabinetes da capital federal.

Posts Recentes

Plano básico da Netflix sem anúncios é encerrado nos EUA

Brasileiros ainda podem manter a assinatura mensal mais barata, com resolução de 720 pixels

31 minutos ago

Saiba onde curtir festivais durante as férias de julho

Opções em diversas cidades do País, os festivais famosos por unir música e experiências são…

2 horas ago

Dia do Chocolate: onde comemorar em Brasília

Restaurantes do DF celebram o Dia do Chocolate. Casas estão recheadas de sobremesas para comemorar…

4 horas ago

Seleção brasileira fica pelo caminho na Copa América

Brasil perde do Uruguai nos pênaltis e é eliminado nas quartas de final da competição

11 horas ago

Fraudes contábeis nas Americanas superaram os R$ 25 bilhões

Dois ex-diretores chegaram a ter prisão preventiva decretada

16 horas ago

5 livros para ler com as crianças nas férias escolares

Criar hábito da leitura na infância contribui para a saúde e pode ser adotado de…

17 horas ago