GPS Brasília comscore

Resenha: Proibido Nascer no Paraíso. Não é filme, é realidade

Publicado: Atualizado:

O título, por si só, é um achado. O filme fala de **mulheres** que são “proibidas” de **dar à luz aos seus filhos**, na terra onde nasceram e moram com suas famílias. Esse lugar é uma _ilha paradisíaca_, cuja principal receita vem do turismo _milionário_. Empresários investem pesado na hotelaria e afins para usufruto dos visitantes.

À população local, são reservados os trabalhos ordinários. Empregados mais qualificados são “importados” de outras regiões para ocupar postos que requerem mais estudo e qualificação. A única maternidade que havia na ilha _foi desativada em 2004_.

Doze semanas antes do parto, as mulheres gestantes são “orientadas” pela Administração do lugar a **deixar a ilha** e pegar um voo. Então são levadas a um centro mais avançado e desenvolvido na capital onde, segundo os responsáveis, “terão seus bebês com mais segurança e conforto”.

A viagem é totalmente custeada pelo **Estado**, com direito a _hotel, alimentação e despesas médicas_. Além do período pré-parto, as mulheres ainda permanecem longe de suas famílias por mais **dois meses**, após o nascimento do bebê. Então são “instruídas” a fazer o registro de nascimento de seus filhos por ali mesmo, na capital.

![Foto: Divulgação](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Proibido_nascer_Foto_01_d2d297cbbf.jpg)

O registro fora da ilha é uma **armadilha**: um decreto oficial de 2004 (que versa sobre o controle migratório da ilha) determina que “filhos de nativos **não têm direito** à residência permanente”. Isso só é concedido aos moradores que comprovarem habitar a ilha _por mais de 10 anos ininterruptos_.

Então constata-se que essas crianças que acabaram de nascer não possuem qualquer direito de, posteriormente, adquirir ou herdar um palmo sequer de terra na ilha paradisíaca, onde seus avós e pais nasceram e foram criados.

Bem, com certeza você deve estar pensando em um filme _distópico_, que aborda a gentrificação? Melhor seria, se fosse. O que descrevo aqui _não se trata de uma obra de ficção_. Não é um filme, mas a **pura realidade**.

Surpresos? Então, dou mais uma dica: tudo se passa aqui no **Brasil**. Esse filme é um _documentário_. As gestantes são mulheres noronhenses. A capital é **Recife**. E a ilha paradisíaca é… **Fernando de Noronha**!

Vocês não acreditam? Uma das gestantes entrevistadas, cuja família habita em Fernando de Noronha _há mais de cinquenta anos_, teve o pedido de residência de seu bebê negado. A alegação? “Condições desfavoráveis de moradia”.

Outra gestante, neta de nativos (o avô pescador chegou no arquipélago na década de 1940), a empresária noronhense **Babalu da Tapioca** se sente frustrada por não ter gerado a primeira filha na própria terra onde nasceu.

Cenas tristes de gestantes dispostas em fila para embarcar, ou então alojadas _aos montes_ em recintos comunitários na capital, fazendo suas refeições em grupo, **longe de casa** e de seus pares, poderiam perfeitamente ser confundidas com cenas de mulheres cumprindo pena em uma **prisão**. Ironicamente, o antigo presídio de Fernando de Noronha está desativado há décadas.

Imagens de golfinhos, tartarugas e pores-do-sol, que frequentemente aparecem em documentários sobre Fernando de Noronha como destino de viagem, em **Proibido Nascer no Paraíso** elas nos transportam ao dia-a-dia do povo noronhense, seu coração ingênuo, _o amor pela terra_ e o sentimento de **pertencimento** ao seu chão. Desta vez não são os animais e a floresta que estão em risco. A **população nativa** é que se encontra em perigo de _extinção_.

**Conte aí. Você sabia disso?**

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Grande Prova Vinhos do Brasil elege vinho, Quatro Altitudes da …

 Iniciar uma trajetória em direção a um estilo de vida …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.