Categories: Cotidiano

Repórteres teriam denunciado jornal por associar Dino à “dama do tráfico”

Uma denúncia registrada no Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal (MPT-DF) trouxe à tona acusações, ainda não confirmadas, contra a editora de Política do jornal O Estado de S. Paulo (Estadão), Andreza Matais. A reportagem foi publicada pela Revista Fórum.

A documentação, catalogada como Notícia Fato no MPT-DF, descreve um suposto assédio e obrigatoriedade direcionada a repórteres recém-contratados, forçando a publicação de reportagem vinculando o ministro da Justiça, Flávio Dino, a uma mulher, Luciane Barbosa Farias (foto em destaque), apelidada pelo jornal como a “dama do tráfico” do Amazonas. Luciane é casada com um presidiário, que cumpre pena na cadeia.

A conta da jornalista no X, antigo Twitter, foi desativada após a repercussão do caso.

Conforme trechos da denúncia protocolada, a editora teria pressionado novos colaboradores a elaborarem e divulgarem um artigo já concebido por ela, que supostamente visava prejudicar a imagem do ministro da Justiça. O MPT ainda não se posicionou sobre o caso.

A denúncia também sugeria que tal estratégia teria sido executada com a intenção oculta de favorecer a candidatura de Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), já que Flávio Dino também disputa a vaga deixada por Rosa Weber.

Embora haja os prints da denúncia, o MPT-DF ainda não se posicionou sobre a questão. O sistema é aberto para que quaisquer cidadão protocole reclamações no sistema trabalhista.

Conhecido pela atuação nas redes sociais, Samuel Pancher, que atua para o Metrópoles, questionou a veracidade da notícia para os seguidores. “É nítido que existe um movimento de retaliação a qualquer jornalista que faz denúncias sobre esse governo”, escreveu,

 

O que dizem os citados

À reportagem da Fórum, Andreza Matais negou veementemente as acusações ao afirmar que a denúncia é improcedente. Segundo a profissional, a direção de jornalismo do Estadão já encaminhou o caso ao setor jurídico, que tomará as medidas necessárias.

A Revista Fórum também entrou em contato com a presidência do Tribunal de Contas da União para obter esclarecimentos sobre o assunto, porém, não obteve retorno, conforme a publicação.

 

Trecho da denúncia feita ao MPT-DF | Reprodução
Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Tony Ramos lembra momentos antes de ser internado

Ator foi internado no dia 16 de junho e se submeteu a duas cirurgias no…

1 hora ago

Brasileiras marcam presença na Semana de Alta Moda da Dolce & Gabbana

Presidente da GPS|Foundation, Vivianne Leão Piquet, e empresária Iara Jereissati foram convidadas especiais para o…

2 horas ago

Ronda da Moda GPS: confira os destaques fashion da semana

Novidades imperdíveis das principais marcas e lançamentos que estão dominando o cenário fashion

4 horas ago

Plano básico da Netflix sem anúncios é encerrado nos EUA

Brasileiros ainda podem manter a assinatura mensal mais barata, com resolução de 720 pixels

5 horas ago

Saiba onde curtir festivais durante as férias de julho

Opções em diversas cidades do País, os festivais famosos por unir música e experiências são…

6 horas ago

Dia do Chocolate: onde comemorar em Brasília

Restaurantes do DF celebram o Dia do Chocolate. Casas estão recheadas de sobremesas para comemorar…

8 horas ago