Renata Ferraz representa o Cerrado na Pré-Bienal Amazônia

Os rastros do fogo no Cerrado | (Foto: Renata Ferraz)

Nesta terça-feira (12), será iniciada a Pré-Bienal Amazônia, integrando o evento G20 – Diálogos para o Planeta. Realizada pelo Instituto Bienal Amazônia (IBA) e pela Saphira & Ventura, a Pré-Bienal Amazônia será no Parque Glória Maria, no Rio de Janeiro.

De acordo com o tema “Somos Todos Amazônia – por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, a programação do evento, sob curadoria de Alcinda Saphira, contará com exposição de arte, palestras, celebrações ao Dia da Consciência Negra, um festival de filmes com foco no desarmamento nuclear, intervenções artísticas e uma Grande Rede Internacional de Meditação em prol da paz e da sustentabilidade.

A artista Renata Ferraz foi convidada para representar o Cerrado. Ela apresentará sua série de fotos intitulada “Os rastros do fogo no Cerrado” no evento, entre os dias 13 e 20 de novembro. Ao GPS|Brasília, Renata diz que seu trabalho busca despertar a consciência para esta causa tão importante que é a preservação do Cerrado.

“Foi uma surpresa maravilhosa! O convite veio de uma galeria de Nova York,  Saphira & Ventura. A galerista Alcinda Saphira é amiga de longa data, já participei de algumas exposições com ela em galerias e na Sede das Nações Unidas em NY”, conta Renata.

Renata Ferraz | (Foto: cortesia)

Unindo arte, moda e sustentabilidade, o trabalho de Renata foi desenvolvido durante a temporada de outono/inverno 2024, na qual o fogo causou grandes destruições no Cerrado, além de cortinas de fumaça dentro e fora das cidades.

“Apesar de ser adaptado às queimadas naturais, o Cerrado sofre demais com as queimadas provocadas pelo homem. Estes incêndios não naturais perdem rapidamente o controle, afetando a biodiversidade e alterando os ciclos hidrológicos. O rastro do fogo também é percebido nas mudanças da composição vegetal, tornando assim predominantes as espécies mais resistentes ao fogo”, conclui.

Os rastros do fogo no Cerrado | (Foto: Renata Ferraz)

O evento ocorre com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, com entrada gratuita.

Serviço
Pré-Bienal Amazônia
Quando: 12 a 20 de novembro de 2024, das 9h às 18h
Onde: Parque Glória Maria (Parque das Ruínas), rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro (RJ)

 

 

Relacionados.

Os looks da quarta edição do GALA da GPS|Foundation

Alo abrirá primeira loja no Brasil em 2025

Marc Jacobs lança coleção inspirada em “O Mágico de Oz”