Categories: Política

Relatório de Omar Aziz que mantém cálculo do FCDF é aprovado na CAE do Senado

A preservação do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) obteve sua primeira vitória, desde que sua limitação foi incluída pelo relator na Câmara, Cláudio Cajado (PP-BA), no relatório votado pelos deputados federais. Por 19 votos a 6, o relatório do senador Omar Aziz sobre o novo Arcabouço Fiscal foi aprovado na manhã desta quarta-feira (21), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.

 

No documento, lido na terça-feira, Omar Aziz afirma que a mudança no FCDF é polêmica. “Alguns cálculos indicam que implicaria em perda significativa, outros apontam para uma estabilidade”, escreveu. “O Fundo Constitucional do Distrito Federal é componente indispensável à composição da receita de uma unidade da federação, e isso não pode ser modificado de forma brusca, sob pena de grave desarticulação da ação pública”, completou, no relatório.

 

Como o FCDF entrou na lista das exclusões, Aziz acatou emendas para manter sua sistemática de atualização como é atualmente, ou seja, pela variação da receita corrente líquida da União. A proposta agora será votada no plenário do Senado. Se aprovada com as alterações, volta para a Câmara dos Deputados. A expectativa é que a votação ocorra ainda nesta quarta, na expectativa do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

 

A forte mobilização dos políticos do DF se repetiu nesta manhã. Além dos senadores Damares Alves (Republicanos-DF), Leila Barros (PDT) e Izalci Lucas (PSDB), todos do DF, estiveram na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado o presidente regional do PSD, Paulo Octávio, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), a vice-governadora Celina Leão (PP-DT) e o secretário de Planejamento e Orçamento, Ney Ferraz.

Complementos ao voto

O senador Omar Aziz (PSD-AM) complementou seu voto incluindo uma emenda que torna mais natural a inclusão de privatizações e venda de ativos em programas de ajuste fiscal. A medida não traz obrigações, apenas abre a possibilidade. O relatório, além de excluir do limite de gastos o FCDF, preservou também o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e despesas com ciência, tecnologia e inovação.

 

Os senadores também rejeitaram duas emendas destacadas ao texto. Uma excluiria os gastos com piso da enfermagem do rol de despesas submetidas ao limite de gastos. A segunda estabelecia gatilhos de contenção de despesas que serão disparados quando a relação dívida/PIB ultrapassar 70%, o que teria efeitos já em 2024. Aziz acatou a sugestão para a criação de um Comitê de Modernização Fiscal, com a participação dos ministérios da Fazenda e Planejamento, Tribunal de Contas da União (TCU) e representantes da Câmara e Senado.

O relator desistiu de mudar o período de apuração da inflação. O texto enviado pela Fazenda considerava o período de janeiro a dezembro, usando o valor oficial da inflação de janeiro a junho de 2023 mais a projeção da inflação de julho até dezembro. Como há tendência de aceleração neste ano, isso poderia aumentar o nível de despesas em 2024.

 

Na Câmara, os deputados fixaram essa janela de julho a junho, retomando a atual regra e que, neste ciclo, seria menos favorável ao Poder Executivo. No Senado, foi cogitada a possibilidade de mudança do período para dezembro a novembro, porque permitiria a atualização com valores oficiais no teto da lei orçamentária, mas o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou que a Casa rejeitaria essa mudança.

 

O arcabouço fiscal foi enviado pela Fazenda ao Congresso em abril, e aprovado pela Câmara em maio. A proposta substitui o atual teto de gastos, com regras mais flexíveis para as despesas do governo. Pelo projeto, os gastos só poderão crescer em até 70% do aumento da receita, dentro do intervalo de 0,6% a 2,5% acima da inflação. Ou seja, as despesas sempre crescerão menos que as receitas, para evitar um descontrole das contas públicas. (com Agência Estado)

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Trem do Pampa chega para impulsionar turismo na região da Campanha Gaúcha

O passeio estreia dia 20 de julho, saindo da Estação de Santana do Livramento com…

13 minutos ago

Servidores e aposentados do GDF que não fizeram prova de vida terão pagamento suspenso

O prazo para a realização da comprovação terminou na última terça-feira (16)

19 minutos ago

Guia orienta brasileiros que vão acompanhar as Olimpíadas; confira

A publicação traz informações sobre segurança, serviços médicos, de transporte, hospedagem, entre outros

21 minutos ago

Ativista com Síndrome de Down está entre 20 melhores influenciadores do País

João Vitor de Paiva também receberá Comenda da Ordem do Anhanguera, concedida pelo governo de…

44 minutos ago

Mais uma experiência omakase chega a Brasília; confira se vale a pena

Além do menu em etapas no qual o chef escolhe os pratos, o estabelecimento conta…

1 hora ago

POUPEX Cultural apresenta uma releitura dos clássicos do rock

Led Zepellin; AC/DC; Dire Straits; Gun and Roses; The Rolling Stones entre outros clássicos serão…

1 hora ago