GPS Brasília comscore

Rei Charles III será operado por hiperplasia prostática benigna: saiba o que é

O Palácio de Buckingham anunciou que o rei Charles III passará por uma cirurgia para tratar a hiperplasia prostática benigna (HPB), uma condição que afeta a próstata e é comum em homens acima dos 50 anos. O diagnóstico levanta a importância de compreender a condição e os tratamentos modernos disponíveis para na atualidade.

A HPB, também conhecida como aumento benigno da próstata, afeta cerca de 90% dos homens acima dos 80 anos. O médico urologista Rodrigo Carvalho, membro da Sociedade Brasileira de Urologia, destaca que sintomas como urinar frequentemente durante a noite, jato de urina mais fino e urgência urinária são alertas da doença.

“A próstata, normalmente com 20g, pode dobrar de tamanho, chegando a 35, 40g, obstruindo a uretra e causando dificuldades para urinar,” explica o especialista.

Diagnosticado com HPB, Osmário Ferreira de Souza compartilhou sua experiência após ser diagnosticado com a condição. “Era uma próstata gigante. Levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro sem garantia de urinar era uma grande dificuldade”, disse. Ele optou por uma cirurgia inovadora com o laser HoLEP.

“O tratamento com o laser HoLEP permite retirar toda a parte interna da próstata, proporcionando um fluxo livre de micção. Além disso, é uma cirurgia sem cortes, com rápida recuperação, e a chance de recidiva é menor que 1%,” destacou o médico Rodrigo Carvalho.

 

Os principais sintomas:

  • Urinar várias vezes a noite, acima de 3 vezes já é sinal de alerta;

  • Jato da urina mais fino, gotejamento ao urinar;

  • Urgência ou incontinência urinária;

 

Diagnóstico

O diagnóstico da Hiperplasia Prostática Benigna deve ser feito por um médico urologista. Segundo o urologista Renato Argollo “na consulta com o paciente é feito o IPSS, Escore Internacional de Sintomas Prostáticos. É um questionário que fazemos com o paciente que consegue transformar sintomas subjetivos em números para avaliar como está a piora desses sintomas. Além disso, também é feito o exame de toque retal e o pedido para ultrassonografia, que consegue delinear o tamanho da próstata, ver a anatomia da bexiga e se essa bexiga está comprometida ou não”, disse.

Renato explicou, ainda, que não é porque o homem está ficando mais velho que é normal começar a ter dificuldade para urinar. Isso já é um sintoma da HPB que muitas vezes é ignorado pelos homens. O médico também faz questão de explicar que a medicina avançou muito no tratamento do aumento benigno da próstata.

“Anos atrás, o tratamento mais comum para a HPB era a raspagem da próstata, conhecida como RTU. Um procedimento cirúrgico que tem um pós-operatório mais complicado, com uso de sonda por mais tempo, de 5 a 7 dias, e que tem chance de recidiva em torno de 20%. Atualmente existem técnicas mais modernas, como o laser HoLEP, com chance de recidiva menor que 1%, e o Rezum, que é um tratamento minimamente invasivo, com chance de recidiva menor que 5% e que mantém a ejaculação do homem inalterada, ideal para pacientes que ainda querem ser pais”, continuou.

Rodrigo e Renato foram os pioneiros no laser HoLEP e no Rezum em Brasília. “Se tem uma coisa positiva nessa notícia do rei Charles é a possibilidade de falarmos mais abertamente sobre o aumento benigno da próstata. Não é normal o homem envelhecer e começar a ter dificuldade para urinar. Assim como a mulher tem o hábito de ir ao ginecologista fazer o seu check-up, o homem deve ir ao urologista 1 vez ao ano”, comenta Rodrigo.

Os médicos lembram que o aumento benigno da próstata não é a mesma coisa que câncer de próstata. E não necessariamente quem tem HPB terá câncer: “São duas doenças distintas”.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

Transtorno é caracterizado por intensas oscilações de humor, que podem …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.