O senador José Antônio Reguffe (União Brasil) bateu o martelo na última quinta-feira (8) e decidiu apoiar Joe Valle (PDT) para substituí-lo no Congresso. Reguffe é um dos nomes mais cortejados por candidatos do Distrito Federal nas eleições deste ano. Em fim de mandato, viveu uma verdadeira novela até sua decisão de não tentar a reeleição para o cargo, o que deixou um vácuo político importante na visão de candidatos ao governo e ao Senado.
Eventualmente é citado em eventos públicos por adversários e a razão é simples: Reguffe era o segundo nas pesquisas de intenção de voto para o governo do DF, com mais de 20% nos levantamentos realizados até a homologação das candidaturas, no início de agosto. A promessa de seu partido de lançá-lo candidato ao Buriti foi por água abaixo quando o União Brasil decidiu apoiar o governador Ibaneis Rocha.
Os 20% foram pulverizados entre diversos candidatos, mas o recall de Reguffe como senador ainda não tinha um direcionamento até a última quinta-feira. Com pouco menos de um mês para as eleições, Reguffe gravou um vídeo para a propaganda eleitoral na TV de Joe Valle.
>“Conheço Joe Valle há muito tempo. É sério, preparado e tenho certeza de que vai representar o DF no Senado com a dignidade que um cargo público precisa ser exercido”, afirmou Reguffe.
Em 2014, o senador do União Brasil, que afirmou que vai deixar a vida pública, foi eleito com mais de 821 mil votos. Já Joe Valle tenta uma volta aos palcos políticos após ser deputado distrital por dois mandatos e deixar a política, em 2018, para cuidar de negócios familiares.