Categories: Cotidiano

Regina Duarte se desculpa após apoiar discurso xenofóbico

A atriz Regina Duarte se desculpou nas redes sociais após compartilhar vídeo com a fala xenófoba do vereador Sandro Fantinel em relação aos trabalhadores baianos, encontrados em situação análoga à escravidão em vinícolas no Rio Grande do Sul, no início desta semana.

Ela usou o Instagram para compartilhar um vídeo com um comentário da apresentadora Jéssica Senra, do Bahia Meio Dia, sobre as falas xenofóbicas do político. Ela lembrou sua ascendência nordestina para justificar o pedido de desculpas. “_Um chefe de família vindo de ‘pau de arara’ do Nordeste para o Rio de Janeiro para trabalhar. Eles, então, construíram uma família que lutou por melhores condições de vida para si e por mais 5 irmãos, num tempo em que não havia Bolsa Família_”, disse a atriz.

“_A minha história tem mostrado que os brasileiros, para mim, são amados em sua totalidade e eu jamais me colocaria a favor de discriminações quanto aos meus irmãos nordestinos_”, emendou.

Ela ainda disse que pensou que o discurso do vereador fosse de “_um agricultor defendendo seu trabalho de contribuir para diminuir o desemprego no País_”. “_Espero que a Justiça, na observância das leis trabalhistas, dê razão a quem merece_”, completou.

O Instagram já deu diversos alertas de que o perfil da ex-secretária de Cultura do governo Bolsonaro promove desinformação, marcando o perfil da atriz como disseminador de fake news.

**O caso**

No dia 22 de fevereiro, uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou 207 trabalhadores que enfrentavam condições de trabalho degradantes em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O resgate ocorreu depois que três trabalhadores que fugiram do local procuraram a PRF, em Caxias do Sul (RS), e fizeram a denúncia.

**Atraídos pela promessa de salário de R$ 3 mil, os trabalhadores relataram enfrentar atrasos nos pagamentos, violência física, longas jornadas de trabalho e oferta de alimentos estragados**. Eles relataram ainda que, desde que chegaram, no início do mês, eram coagidos a permanecer no local sob pena de pagar multa por quebra do contrato de trabalho.

O vereador Sandro Fantinel, que foi expulso do Patriota, fez falas preconceituosas na tribuna da Câmara dos Vereadores de Caxias do Sul, defendendo produtores, pedindo para que não contratem “_aquela gente lá de cima_”. Ele também disse que os baianos “_vivem tocando tambor_”. Após as falas, ele disse que está sendo ameaçado e pediu desculpas.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Vasco consegue vencer a quarta partida seguida no Brasileirão após 12 anos

Cruzmaltino volta a campo no domingo (20), às 16h, contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte…

3 horas ago

TCDF mantém suspensão de verbas para entidade que recupera dependentes químicos

Decisão foi tomada após indícios de irregularidades da OSC Salve a Si, conhecida na capital

3 horas ago

Jornalista da Record é demitida após vazamento de entrevista que estremeceu mercado

Renata Varandas foi desligada por supostamente liberar trechos recortados da conversa com Lula

4 horas ago

Lei institui licença para mães e pais concluírem cursos acadêmicos

Prorrogação vale para nascimento ou adoção de crianças por estudantes

5 horas ago

Deputado denuncia aumento “abusivo” nos preços dos combustíveis no DF

Chico Vigilante (PT) acusa "cartel", segundo ele, de mentir sobre motivos dos reajustes

5 horas ago

Maboh & Os Jazzies lançam single com show intimista em Brasília

Grupo de Jazz da capital apresenta "Segura", primeira música do novo projeto

6 horas ago