GPS Brasília comscore

Referência arquitetônica: os traços de Niemeyer espalhados pelo Brasil

Monumentos e construções históricas espalhados por grandes cidades do País foram influenciados pela capital ou trazem o que viria a marcar Brasília como patrimônio

Compartilhe:

Para nós, brasilienses, a beleza da capital é óbvia. Está na estrutura organizada, sóbria e clean da cidade. Os prédios baixos planejados para não poluir visualmente a cidade fazem parte de toda uma estratégia construída em especial para o quadradinho.

 

A princípio, turistas podem associar a cidade apenas a questões políticas e caretas, mas, a verdade é que aqui é um verdadeiro tesouro arquitetônico e urbanístico recheado de monumentos e construções históricas reconhecidas mundo afora.

 

Oscar Niemeyer é o nome por trás das estruturas mais conhecidas, que criaram a identidade de Brasília e que hoje são consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade. Além de referência na cidade, algumas de suas obras espalhadas pelo Brasil remetem, para muitos, o nosso querido Quadradinho

 

Confira algumas das construções que levam Brasília para diferentes cantos do País:

 

Auditório Ibirapuera – São Paulo

Ibirapuera_Auditorium.jpg

 

O Auditório Ibirapuera é um edifício concebido por Oscar Niemeyer para apresentações de espetáculos musicais, além de ser uma escola de música popular brasileira, situado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Em julho de 2014, passou a ser oficialmente chamado de Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer.

 

Museu de Arte Contemporânea de Niterói – Rio de Janeiro

museu-de-arte-contemporanea-de-niteroi-cke.webp

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) é localizado na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. A obra foi inaugurada no dia 2 de setembro de 1996. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói.

 

Conjunto Arquitetônico da Pampulha – Belo Horizonte

Igreja-Pampulha-Oscar-Niemeyer-foto-Felipe-Arruja.webp

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha diz respeito a um grupo de monumentos situados nos arredores da Lagoa da Pampulha, localizada em Belo Horizonte. Foi criado por Oscar Niemeyer, com projetos estruturais do engenheiro Joaquim Cardozo, sob encomenda do então prefeito Juscelino Kubitschek, e construído entre 1942 e 1944.

 

Museu Oscar Niemeyer – Curitiba

museuu-oscar-niemeyer-cke.webp

O complexo de dois prédios está instalado em uma área de trinta e cinco mil metros quadrados, dos quais dezessete mil são dedicados à área de exposições, em Curitiba. O primeiro prédio, inaugurado em 1978, foi projetado por Oscar Niemeyer, em 1967. Fiel ao estilo da época, ele foi concebido como um Instituto de Educação, conhecido na época como Edifício Presidente Humberto Castelo Branco. Este possui o segundo maior vão livre do Brasil, com 65 metros.

 

Memorial da América Latina – São Paulo

memorial-da-america-latina-cke.webp

 

O Memorial da América Latina é um centro cultural, político e de lazer, inaugurado em 18 de março de 1989 na cidade de São Paulo. O conjunto arquitetônico, projetado por Oscar Niemeyer, é um monumento dedicado à integração cultural, política, econômica e social da América Latina, situado em um terreno de 84 482 metros quadrados no bairro da Barra Funda. Seu projeto cultural foi desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro. É uma fundação de direito público estadual, com autonomia financeira e administrativa, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura.

 

Sambódromo do Anhembi – São Paulo

sambodromo-anhembri-oscar-niemeyer-Jose-Cordeiro-SPTuris.webp

Projetado por Oscar Niemeyer, em São Paulo, foi inaugurado em 1 de fevereiro de 1991. Possui 530 metros de comprimento e 14 metros de largura e conta com um piso de concreto estrutural antialagamento, além de ter capacidade para cerca de 30.000 pessoas.

 

Centro Cultural Oscar Niemeyer – Goiânia

ccon.jpg
 

 

Um dos últimos grande projetos de Oscar Niemeyer, o centro cultural batizado com seu nome foi inaugurado em março de 2006, em Goiânia. O complexo é composto pelo Museu de Arte Contemporânea, pelo Palácio da Música, pelo Monumento aos Direitos Humanos e pela imponente Esplanada da Cultura, uma praça de 26 mil metros quadrados destinada a exposições, apresentações artísticas, eventos e shows, tomada pelos goianienses aos fins de semana para passeios de patins. O conjunto mescla volumes geométricos de concreto em branco e vermelho e já recebeu grandes festivais de música goianienses, como o Bananada.