“Fux apoia golpista” e “Fux honra a toga”: redes fervem com voto do ministro no STF

Expressões pró e contra o magistrado entraram nos trending topics ao longo do dia

O voto do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e demais réus na trama golpista deu novo fôlego à polarização entre internautas nas redes sociais. A informação consta em levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados. 

O estudo mostrou que às 17h desta quarta-feira (10), expressões ligadas ao voto do ministro figuraram nos Trending Topics Brasil do X (antigo Twitter). A frase “Somos todos Bolsonaro“, impulsionada por apoiadores do ex-mandatário, ocupava a 5ª colocação, com mais de 2,47 milhões de menções, enquanto “Crime de Bolsonaro”, usada por críticos, aparecia logo atrás, em 6º lugar, com 811 mil interações. 

O próprio nome de Fux figurava na 8ª posição, com 417 mil menções. Já as reações diretas ao voto ganharam destaque: “Fux honra a toga” estava em 17º (1,05 milhão) e “Fux apoia golpista” em 18º (272 mil). Outras expressões como “anula tudo”, “incompetência absoluta” e “Parabéns Fux” também apareceram em posições inferiores.

Segundo o levantamento, aliados de Bolsonaro, incluindo seus filhos, estão entre os autores de publicações celebrando a divergência do ministro em relação ao relator Alexandre de Moraes e pedindo a anulação do julgamento. Já os críticos apontaram a decisão como uma “manobra política” para beneficiar os réus, ressaltando que a posição do ministro é “minoritária” e “sem impacto político” diante do atual placar.

Pela manhã, a Nexus mediu que o nome do ministro ocupava a 3ª posição entre os assuntos mais comentados no Brasil, mas caiu para o 4º lugar às 17h, com 194 mil menções. A ordem dos Trending Topics leva em consideração não apenas o número de citações, mas também fatores como novidade, velocidade, engajamento e personalização.

Uma análise de amostra feita no X com 1,63 milhão de publicações em português, postadas até as 17h desta quarta por 134 mil usuários únicos, indica que os debates sobre o voto de Fux já somam 92 milhões de impressões — número 38% superior ao ato pró-Bolsonaro de 3 de agosto, que registrou 66 milhões.

Para efeito de comparação, o decreto de prisão domiciliar do ex-presidente em 4 de agosto alcançou mais de 113 milhões de impressões, 23% acima do impacto inicial do voto do ministro. A amostra de postagens sobre Fux também já ultrapassa 6,25 milhões de curtidas.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 43

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI