Categories: Esportes

Redenção! Fluminense quebra tabu e vence LDU na final da Recopa

Em noite com ares nostálgicos e com roteiro digno de Hollywood, Fluminense conseguiu a tão sonhada vitória contra a Liga Deportiva Universitaria de Quito e se consagrou campeão da Recopa sul-americana. O time comandado por Fernando Diniz venceu por 2 a o e deu a volta olímpica em partida que aconteceu nessa quinta-feira (29) no Estádio Maracanã (Rio de Janeiro).

Para levantar a taça, o Fluminense tinha que ganhar por dois gols de diferença, já que perdeu o primeiro confronto por 1 a 0 na cidade de Quito, semana passada. Durante a partida, a LDU não mediu esforços para gastar o tempo e colocar em prática a famosa catimba sul-americana, confirmando as falas do goleiro equatoriano Domínguez, que havia declarado que “iria tentar sujar o jogo”.

De fato, a a LDU se apoiou de todas as formas na vantagem que possuía e entrou somente para se defender. Mesmo com um amplo domínio da posse de bola, o Fluminense não conseguia marcar o gol. Teve duas chances claras no primeiro tempo, com Martinelli e Germán Cano, mas o jogo foi para o intervalo com o placar ainda zerado.

Para o 2º  tempo, Diniz tirou Felipe Melo para colocar mais um atacante: John Kennedy, um personagem importante desse roteiro dramático e herói tricolor, já que foi o autor do gol do título da Libertadores em novembro do ano passado. Na busca incessante pelo gol, para tentar conseguir levar o jogo para a prorrogação, o ex-técnico da seleção brasileira colocou em campo veteranos de peso: Marcelo, Renato Augusto e Douglas Costa. 

As mudanças fizeram efeito e aos 30 minutos Arias finalmente abriu o placar marcando de cabeça para o tricolor. Aos 44, o mesmo Arias marcou o gol do título, após pênalti sofrido justamente por Renato Augusto. Para dar ainda mais importância e dramaticidade, o gol aconteceu quando o Fluminense estava com um jogador a menos, já que John Kennedy havia sido expulso minutos antes.

O time carioca já havia perdido em finais pro time equatoriano por duas vezes: Libertadores de 2008 e Sul-Americana de 2009. Ambas as vezes os jogos decisivos aconteceram no Maracanã. Esse fator histórico deu aos tricolores um gostinho mais saboroso após a vitória. Além de quebrar o tabu de ser campeão em cima da LDU pela primeira vez, O Fluminense ainda ganha um título inédito na história do clube.

 

Festa na Capital

 

Em Brasília, os torcedores tricolores também fizeram a festa após o título da Recopa. Parte da torcida que reside no Distrito Federal se reuniu na Asa Sul para assistir a partida. Aproximadamente 350 pessoas lotaram um bar e fizeram do local uma extensão do Maracanã. O motorista de aplicativo Gabriel Alvim, 28 anos, disse que já imaginava que esse seria o placar da partida e relembrou aliviado do trauma de dezesseis anos atrás: “Eu sabia que não seria fácil e apostava no placar de 2 a 0. Estou muito feliz. Vivi intensamente 2008, mas esse sofrimento acabou”, disse o torcedor eufórico.

Tiago Fernandes

Posts Recentes

Agendão GPS | Brasília: Djavan, Leo Santana e Dilsinho se apresentam no fim de semana

Além do Na Praia Festival, teatro, palestras e muito mais entre esta sexta-feira (4) e…

7 minutos ago

Coquetel e desfile marcam a noite de abertura da Brasília Design Week no Museu Nacional

O evento contou com a presença de autoridades do mundo do design, da arquitetura e…

13 horas ago

Aeroporto de Brasília surpreende passageiros com exposição de carros e motos antigas

Mostra gratuita no desembarque destaca veículos de colecionadores

14 horas ago

Brasília começa a temporada de festas julinas neste fim; confira

Arraiás acontecem em regiões da capital federal nas primeiras semanas de julho

14 horas ago

Ryan Reynolds e Hugh Jackman vêm ao Brasil para promover filme

A dupla visitará o Rio de Janeiro em breve, acompanhada do diretor Shawn Levy e…

15 horas ago

PF indicia Bolsonaro e Mauro Cid no caso das joias sauditas

Relatório foi entregue ao ministro do STF Alexandre de Moraes

15 horas ago