Em discurso marcado por reflexões sobre o cenário político e social contemporâneo, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, defendeu a necessidade urgente de resgatar a civilidade no debate público. Ele também reafirmou a importância do compromisso com a verdade e com o conhecimento. A fala foi feita durante o lançamento do projeto GPS|Poderes, promovido pelo Portal GPS Brasília na noite desta terça-feira (7), na casa do CEO da NW Group, Fernando Cavalcante, no Lago Sul, em Brasília.
Barroso destacou a escalada de intolerância nas discussões políticas e ideológicas, em que a divergência de opiniões tem sido tratada como ofensa pessoal.
No grau de perda de civilidade, há um momento na história da humanidade em que as pessoas já não se contentam mais em terem suas opiniões e colocarem seus argumentos na mesa. Existe uma necessidade compulsiva de desqualificar moralmente quem pensa diferente”, alertou.
Segundo o ministro, a democracia pressupõe a convivência de visões distintas, desde que todos respeitem as regras do jogo. “A democracia tem lugar para conservadores, para liberais, para progressistas, só não tem lugar para quem não aceita respeitar os direitos dos outros”, pontuou.
O presidente do STF também expressou preocupação com o que chamou de “perda da importância da verdade” no debate público. Para ele, embora existam diferentes formas de ver o mundo, “as pessoas não têm o direito de criar suas próprias narrativas e de mentirem em defesa dos seus amigos ou pontos de vista”.

O empresário Paulo Octávio com o ministro Luís Riberto Barroso, presidente do STF
Outro ponto central de sua fala foi a desvalorização da educação, da ciência e das instituições que representam o conhecimento. “Vivemos um certo desprezo pelo conhecimento, pela educação, pela ciência e pelas instituições que os representam, como são as universidades, a imprensa e os intelectuais”, afirmou.
O evento conta com a presença de autoridades dos Três Poderes e personalidades do mundo jurídico, político e empresarial. O projeto GPS|Poderes, lançado oficialmente nesta noite, busca ampliar o diálogo entre os setores público e privado, com foco na governança, inovação e desenvolvimento institucional.