O **prêmio Nobel**, criado há 121 anos, é uma das maiores honrarias que uma pessoa é capaz de receber, caso tenha contribuído com pesquisas, descobertas e outros atos notáveis para a **Humanidade**. Ao todo, são seis categorias onde a pessoa pode concorrer, e os vencedores tem sido anunciados ao longo desta última semana.
É o mais prestigiado reconhecimento disponível em áreas como **Literatura, Medicina, Física, Química, Economia e ativismo pela paz**. Nesta sexta-feira, 7, será anunciado, inclusive, o vencedor do **Nobel da Paz** e, na próxima segunda-feira, 10, o de **Economia**.
A vencedora mais recente é **escritora francesa Annie Ernaux**, premiada nesta quinta-feira, 6, com o título e mais de 10 milhões de coroas suecas (equivalente a USD 900 mil, ou R$ 4,7 milhões).
![Alain, John e Anton (Foto: The Nobel Prize/Divulgação)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Divulgacao_b43e88788d.webp)
![Svante Paabo (Foto: The Nobel Prize/Divulgação)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Divulgacao_3ecf45f536.png)
**Vencedores do Nobel desde ano**
**Categoria: Literatura**
Annie Ernaux
**Categoria: Física**
Alain Aspect, John Clauser e Anton Zeilinger
**Categoria: Química**
Carolyn R. Bertozzi, Morten Meldal e K. Barry Sharpless
**Categoria: Medicina**
Svante Pääbo
**Quais foram os brasileiros indicados ao Nobel da Paz?**
– Afrânio de Melo Franco, em 1935, 1937 e 1938;
– Marechal Rondon, em 1953 e 1957;
– Josué de Castro em 1963 e 1970;
– Irmã Dulce, em 1988;
– Maria da Pena em 2017
A lista dos concorrentes ao Nobel da Paz, categoria mais prestigiada, não foi revelada – mas figuras como o **presidente ucraniano Volodymyr Zelensky** e a **opositora belarussa Svetlana Tikhanovskaia** são os preferidos ao título. O Brasil, apesar de acumular indicações, nunca venceu na categoria.