O **[Projeto Recicla Sapucaí](https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-02/fecomercio-e-liesa-criam-programa-de-reciclagem-para-o-carnaval)**, que promoveu o descarte correto de resíduos sólidos durante o carnaval deste ano no sambódromo do Rio de Janeiro, foi reconhecido como a **maior ação de reciclagem de latas de alumínio do mundo**.
Os desfiles das escolas de samba da Série Ouro e do Grupo Especial e a estimativa de coleta para o evento deste sábado (25) somam **cerca de 10 toneladas de latas recolhidas**. O feito vai entrar para o _**Guinness World Records**_, conhecido como _**Livro dos Recordes**_. O anúncio oficial foi feito durante o Desfile das Campeãs, na Marquês de Sapucaí, pela adjudicadora oficial do Guinness Book, Camila Borenstain. O título será entregue ao Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro (Sesc RJ), que encabeçou a iniciativa.
O Projeto Recicla Sapucaí **é uma ação que reúne catadores de material reciclável**, com apoio do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) e da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio do programa internacional Cada Lata Conta.
De acordo com o governo do Rio de Janeiro, nos quatro dias de desfiles, foram coletadas cerca de 7 toneladas de latinhas. **O título pertencia à cidade de Praga, com 100 kg de materiais coletados em uma semana**.
O Sesc RJ ressalta que **toda a renda obtida com a reciclagem será revertida aos 108 catadores** contratados para a ação, com uma renda média de R$ 700 para cada um.
**Outros resíduos**
O projeto também recolheu outros itens em 15 máquinas **Retorna Machine**, além disso, foram trituradas garrafas de vidro dispensadas pelos bares, na **máquina ReVIDRO**, e foi feita a coleta de óleo vegetal das cozinhas das áreas de alimentação.