Fãs de música brasileira têm uma nova razão para comemorar, pois o podcast “Rita Lee – Discografia Comentada” chega para explorar a carreira rica e diversa da icônica cantora Rita Lee. Com 33 episódios, o podcast promete levar os ouvintes em uma jornada através de todos os álbuns da artista. Os episódios já estão disponíveis para audição no link do podcast.
A discografia de Rita Lee não é apenas um catálogo musical impressionante, mas também um testemunho do crescimento do pop/rock brasileiro ao longo das décadas. Ela desempenhou um papel fundamental desde os primeiros dias da Tropicália, passando pelo cenário do rock dos anos 70 e 80, até liderar o fenômeno dos Acústicos dos anos 2000, mantendo-se relevante ao longo de mais de quatro décadas, desde seu primeiro álbum com “Os Mutantes” em 1968 até o lançamento de “Reza” em 2012.
O jornalista niteroiense Beto Feitosa, um fã dedicado da artista desde a infância, é o produtor, roteirista e narrador desse projeto. Além de Beto, outros dez especialistas da imprensa e da pesquisa musical contribuem para trazer suas perspectivas e análises sobre a obra de Rita. O elenco inclui nomes notáveis como Silvio Essinger, Rodrigo Faour, Antonio Carlos Miguel, Leonardo Lichote, Mauro Ferreira, Patricia Palumbo, Jose Telles, Danilo Casaletti, Bernardo Araújo e Adriana de Barros.
Além das análises musicais, o podcast também oferece depoimentos e histórias exclusivas de indivíduos que estiveram envolvidos na produção dos álbuns de Rita Lee. Produtores renomados como Moogie Canazio, Guto Graça Mello e Max Pierre; músicos como Lee Marcucci, Ricardo Feghali, João Barone, André Christóvam, Claudio Infante, Milton Guedes, Gel Fernandes, entre outros; e colaboradores notáveis como Lúcia Turbull e Carlos Rennó compartilham suas experiências e visões.
Além disso, o podcast traz depoimentos de outros artistas, incluindo Caetano Veloso, Marina Lima, Paula Toller, Fernanda Takai, Ná Ozzetti, Angela Ro Ro, Dóris Monteiro, Fafy Siqueira, e muitos outros, que enriquecem ainda mais a experiência de explorar a carreira de Rita Lee.
O podcast foi produzido, editado e co-produzido por Crikka Amorim no NaCaverna Estúdio. O projeto recebeu incentivo da Prefeitura Municipal de Niterói e da Secretaria Municipal das Culturas (SMC), por meio do edital Fomentão.
Os episódios do “Rita Lee – Discografia Comentada” estão disponíveis nas principais plataformas de podcast, proporcionando aos ouvintes uma oportunidade única de explorar a jornada musical da Rainha do Rock Brasileiro.
Nascida em 31 de dezembro de 1947, Rita Lee morreu em 8 de maio deste ano após complicações de um câncer no pulmão.