A Receita Federal libera nesta quarta-feira (30) um novo lote residual de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Cerca de 279 mil contribuintes que estavam retidos na malha fina vão receber um total de R$ 399,6 milhões. A consulta ao pagamento já está disponível no site ou aplicativo da Receita, na seção “Meu Imposto de Renda”.
Entre os contemplados, 180,2 milhões de reais são destinados a contribuintes com prioridade legal. Estão nesse grupo 4.284 idosos com mais de 80 anos, 25.283 pessoas entre 60 e 79 anos, 3.820 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave, além de 9.502 profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério.
O lote também inclui restituições para 204.798 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via Pix. Outros 31.813 contribuintes não prioritários completam a lista.
O crédito será feito diretamente na conta bancária informada na declaração. Se o depósito não for concluído, o valor poderá ser resgatado por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte deve, nesse caso, solicitar o reagendamento do pagamento por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco.
Com o encerramento do calendário de restituições regulares do IRPF 2024, finalizado em setembro do ano passado, os lotes residuais são voltados a contribuintes que tiveram a declaração processada posteriormente, em função de correções ou retificações.