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Receita Federal paga restituições da malha fina nesta segunda

O pagamento corresponde ao lote residual de março e também inclui restituições de anos anteriores

Cerca de 120 mil contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda e regularizaram sua situação com o Fisco receberão a restituição nesta segunda-feira (31). O pagamento corresponde ao lote residual de março e também inclui restituições de anos anteriores.

Ao todo, serão depositados R$ 253,88 milhões para 120.039 contribuintes. Desse montante, R$ 168,86 milhões serão destinados a grupos com prioridade no reembolso, conforme as regras estabelecidas pela Receita Federal.

Prioridade no pagamento

Desde 2023, quem informa a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração ou utiliza a versão pré-preenchida do Imposto de Renda tem prioridade no recebimento. Neste lote, 75.790 contribuintes se enquadram nessa categoria.

Outros grupos prioritários incluem:

16.215 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;

4.013 contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;

3.163 contribuintes acima de 80 anos;

2.405 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.

Os 18.453 contribuintes restantes não informaram chave Pix e não se enquadram em nenhuma das categorias de prioridade legal.

Como consultar a restituição

Desde o dia 24, os contribuintes podem verificar se estão incluídos no lote de pagamento. A consulta está disponível no site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda” > “Consultar a Restituição”. Também é possível acessar a informação pelo aplicativo da Receita Federal em dispositivos móveis.

O pagamento será efetuado na conta bancária informada na declaração ou na chave Pix do tipo CPF. Caso o valor não seja creditado por algum motivo, como conta desativada, a restituição ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por um ano. O contribuinte pode solicitar a transferência pelo Portal BB ou pelos telefones:

4004-0001 (capitais);

0800-729-0001 (demais localidades);

0800-729-0088 (para deficientes auditivos).

O que fazer caso não tenha sido contemplado

Se a restituição não foi liberada, o contribuinte deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Caso haja pendências, é possível regularizar a situação por meio do envio de uma declaração retificadora e aguardar a inclusão em um lote futuro.

Já aqueles que não resgatarem os valores no prazo de um ano deverão solicitar a restituição pelo portal e-CAC, na opção “Solicitar Restituição Não Resgatada na Rede Bancária” dentro do menu “Declarações e Demonstrativos”.

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