O Prêmio Marco Maciel 2025 reconheceu o Ranking dos Políticos, na categoria “RIG na Sociedade Civil Organizada”. Promovido pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), a premiação valoriza iniciativas que contribuem para elevar os padrões de ética, transparência, diálogo e responsabilidade social na relação entre governo e sociedade civil.
Juan Carlos Arruda, diretor-geral do Ranking dos Políticos, celebrou a conquista em conversa com o GPS|Brasília.“O reconhecimento reforça nossa missão de produzir dados confiáveis, estudos inéditos e avaliação técnica do desempenho parlamentar para qualificar o debate público e incentivar boas práticas no Congresso”
Criado em 2011, o Ranking dos Políticos é uma iniciativa da sociedade civil que avalia o desempenho de senadores e deputados federais com base em critérios como combate a privilégios, desperdícios e corrupção.
Segundo a organização, o objetivo é, por meio do ranqueamento de parlamentares, promover a eficiência do Estado brasileiro e garantir transparência na gestão pública, visando políticas públicas relacionadas à liberdade econômica, desburocratização e tratamento isonômico entre os agentes econômicos.
“Não privilegiamos partidos ou pessoas específicas. Nosso processo de avaliação é estritamente baseado em critérios objetivos, garantindo equidade na análise. O projeto foi criado em 2011 e é financiado por pessoas comuns, assegurando nossa independência financeira e transparência em nossas operações“, diz o site do Ranking dos Políticos.