Nessa terça-feira (2), a grife americana Proenza Schouler anunciou a nomeação de Rachel Scott, fundadora e designer da Diotima, como sua nova diretora criativa. Ela passa a supervisionar todas as categorias da marca, incluindo ready-to-wear, White Label, bolsas e calçados. Sua primeira apresentação oficial será em fevereiro de 2026, com a coleção de outono. Entretanto, o público da moda terá um primeiro vislumbre de sua visão criativa já na próxima New York Fashion Week, onde Scott colaborou como consultora no desenvolvimento da coleção spring 2026.
Ela dará continuidade ao trabalho à frente da Diotima, ao mesmo tempo em que assume a nova função. Em janeiro, Jack McCollough e Lazaro Hernandez deixaram a direção criativa da marca que fundaram em 2002. A dupla foi anunciada pela Loewe como sucessora de Jonathan Anderson e fará sua estreia na Paris Fashion Week em outubro. Ambos permanecem como acionistas e membros do conselho da Proenza Schouler.
“Quando deixamos a Proenza Schouler em janeiro passado, sabíamos que a história continuaria, mas ainda não quem escreveria o próximo capítulo. Rachel é alguém cujo trabalho sempre admiramos. Sua trajetória nos últimos anos tem sido impressionante de acompanhar. Como fundadores e membros do conselho da empresa, estamos orgulhosos em recebê-la nesta marca tão especial e animados para ver como ela irá abraçar e evoluir o legado e o espírito do que começamos,” declararam Hernandez e McCollough em comunicado.
A novidade também foi compartilhada no Instagram oficial da Proenza Schouler, que escreveu:
“Reconhecida há muito tempo como uma marca sinônimo de artesania e do New American Luxury, a Proenza Schouler inicia um novo capítulo com Rachel Scott à frente. Ela traz uma perspectiva global de design, amplo conhecimento técnico e uma voz distinta que se conecta de forma natural ao DNA da marca.”
A CEO Shira Suveyke Snyder também destacou: “Como um dos talentos de design mais celebrados da atualidade, Rachel traz um olhar fresco e feminino para uma marca construída sobre o espírito da mulher americana moderna. Sua compreensão profunda dos códigos da Proenza Schouler, aliada à capacidade de unir artesania e inovação, a tornaram a escolha natural para liderar a maison daqui em diante.”
Já Rachel Scott afirmou: “É com grande entusiasmo que me junto à Proenza Schouler, uma marca no coração da moda americana e que sempre admirei. Tenho profundo respeito pela beleza e pelo universo que Jack e Lazaro criaram com tanto brilhantismo, e estou ansiosa para trazer minha própria perspectiva em diálogo com esse legado. Sou grata à Shira pela confiança e honrada em assumir este papel para imaginar o próximo capítulo da Proenza Schouler.”
Ver essa foto no Instagram
A escolha da sucessora
A CEO Shira Suveyke Snyder explicou, em entrevista ao WWD, o processo de busca: “Jack e Lazaro, como membros do conselho, ajudaram no processo de busca global que iniciamos — que começou antes mesmo de a saída deles ser anunciada. Foi realmente uma jornada para entender exatamente quem seria a pessoa certa para a Proenza Schouler. Precisávamos do equilíbrio entre alguém capaz de trazer um ponto de vista único e, ao mesmo tempo, honrar os códigos e o legado do que Jack e Lazaro iniciaram.”
Snyder ressaltou ainda que a decisão levou em conta a capacidade de Scott de unir inovação e tradição: “É claro que existe muita sintonia entre a linguagem da Diotima, o espírito da Rachel e a linguagem da Proenza.”
Rachel Scott tem se consolidado como um dos nomes mais promissores da moda contemporânea. Em 2024, conquistou o prêmio de American Womenswear Designer of the Year no CFDA Fashion Awards e, no ano anterior, foi reconhecida como Google Shopping American Emerging Designer of the Year. Em 2025, recebeu também o Fashion Trust U.S. ready-to-wear award.
Desde a criação da Diotima, em 2021, sua estética tem sido celebrada por traduzir uma visão autêntica e sofisticada do estilo caribenho, unindo alfaiataria, tricô e técnicas artesanais.