Quinta Avenida, em Nova York, vai receber reforma revitalizante

Quem tem viagem marcada para uma das **cidades mais famosas do mundo**, poderá encontrar uma de suas principais avenidas em reforma. Um grande **ponto turístico** da cidade vai ganhar **melhorias e um novo visual**. Estamos falando da _Quinta Avenida_ (_Fifth Avenue ou 5th Avenue_ como é conhecido em inglês) de Nova York. Com o intuito de tornar o local **mais acessível**, o projeto prevê o **aprimoramento para o bem coletivo**.

Por ser um local de alto índice de trânsito de ciclistas, pedestres e usuários de transportes públicos, a prefeitura prometeu um _upgrade_. A ideia é **aumentar** o tamanho das calçadas, das áreas verdes e paisagismo, nova iluminação e espaço adequado para bikes e patinetes. E assim, **diminuir o congestionamento no local**.

Essas **melhorias** fazem parte de uma **iniciativa maior**, divulgada em dezembro de 2022. Promovida pela prefeitura e o governo do estado de Nova York, o projeto chama _“New New York: Making New York Working for Everyone”_ (“Nova Nova York: Fazendo Nova York funcionar para todos”). A ideia é **recuperar** áreas da cidade afetadas pela pandemia. Dentre elas, a ilha de _Manhattan_, na região de _Midtown_, será uma das mais beneficiadas.

![Simulação de como ficará a Quinta Avenida após a reforma Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/quintaavenidanyobra2_820x504_d1b76df42c.webp)

O começo da **reforma que dividiu opiniões** ainda não tem data. O que se sabe é que se iniciará em algum momento de 2023 e terminará em 2025, já que o tempo estimado para a duração é de no mínimo dois anos.

Conforme o planejamento anunciado, as melhorias serão feitas entre o _Bryant Park, na 42nd Street_, e um dos acessos ao _Central Park_, na _59th Street._ Ao todo, a reurbanização será feita em 17 quarteirões em Midtown.

_“Reimaginar e reconstruir nossas ruas e espaços públicos é o caminho mais eficaz para a recuperação do bairro, recuperação econômica e sustentabilidade a longo prazo”_, disse a vice-prefeita, Maria Torres-Springer.

![Imagem do projeto de revitalização visto de cima Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/quintaavenidanyobra1_820x505_d16cd4b8d0.webp)

Apesar de os planos serem anunciados e imagens de projeções divulgadas, decisões sobre o **design da avenida** ainda estão em aberto. A prefeitura de Nova York informou que a empresa de design ainda precisa ser selecionada.

Além do apoio municipal e estadual, o plano anunciado será financiado em parte por uma nova parceria público-privada.

![Quinta Avenida, Nova York Foto: Unsplash ](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/florian_wehde_i_VW_7m_Z_Pwd4g_unsplash_c2fcd862d7.jpg)

**A Quinta Avenida**

**Cartão postal da cidade**, a rua recebe turistas e artistas do mundo inteiro, além de ser palco para vários acontecimentos ao mesmo tempo. Eventos como: _Easter Parade, a Macy’s Thanksgiving Day Parade, a St. Patrick’s Parade e a Hispanic Day Parade_. Sem falar das milhares de lojas que ficam no centro comercial.

Como parte do coração de _Manhattan_, nela estão as principais marcas famosas internacionais: _Louis Vuitton, Gucci, Prada, Tiffany, Bottega Veneta, Giorgio Armani, Fendi, Versace, Cartier, Omega, Harry Winston_ e muitos outros.

Além de muitas lojas, existem atrações conhecidas e edifícios que são verdadeiros ícones da cidade, figurando no topo da lista de viajantes, como: _o Solomon R. Guggenheim Museum e o Frick Collection_, o _Rockefeller Center_, o hotel _The Plaza_, a _Saint Patrick’s Cathedral_, o _Central Park_, a linda Biblioteca Pública da Cidade de Nova York _ e tantas outras diversas atrações.

Com ou sem reforma, o simples ato de perambular por ali é ser transportado para um cenário de um filme de cinema em um minuto.

Relacionados.

Líder indiana Nilima Bhat participa de palestra na Embaixada da Índia

Novos hotéis de luxo abrem na França e na Suíça; fique por dentro das novidades

Juliana e Marino Colpo completam dez anos de casados em celebração de quatro dias no RJ