Não há dúvidas de que a gastronomia brasileira é diferenciada, seja pela nossa criatividade ou pelos ingredientes únicos encontrados no País. Tanto é que, entre os 100 melhores endereços para sobremesas do mundo, avaliados pelo Taste Atlas, renomado guia gastronômico, a tradicional Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, aparece em 8º lugar.
Apesar de o quindim ser uma receita tipicamente nordestina, o doce é um dos mais pedidos da casa e, de acordo com a publicação, a principal sobremesa para se experimentar no local. Com mais de 125 anos de história, a confeitaria é considerada uma das principais de todo o Brasil e possui, hoje, cinco unidades na capital carioca.
Além da Confeitaria Colombo, outros endereços de sobremesas que aparecem no Top 10 da lista são:
- Pastéis de Belém (Lisboa, Portugal), com pastel de Belém;
- Hafiz Mustafa (Istambul, Turquia), com baklava;
- Café Central (Viena, Áustria), com apfelstrudel;
- Pastelaría Ideal (Cidade do México, México), com gelatins;
- Café du Monde (Nova Orleans, Estados Unidos), com beignets;
- Karaköy Güllüoğlu (Istambul, Turquia), com baklava;
- Rapanui (Bariloche, Argentina), com sorvete de chocolate;
- Café Tortoni (Buenos Aires, Argentina), com chocolate com churros; e
- Chocolatería San Ginés (Madri, Espanha), com chocolate com churros.
O Taste Atlas é um renomado guia gastronômico, que avalia a culinária, os estabelecimentos e as receitas de diversos países. Esta não foi a primeira vez que o Brasil apareceu em um ranking feito pelo guia. Anteriormente, os restaurantes brasileiros Yemanjá, em Salvador, Mocotó e Bolinha, ambos em São Paulo, apareceram na lista dos restaurantes mais icônicos do mundo, ocupando as posições 68, 76 e 87, respectivamente.
Além disso, Minas Gerais foi considerada a 77ª região com a melhor comida do mundo, enquanto o queijo coalho ocupou o posto de 42º melhor queijo. A picanha, o escondidinho e a moqueca baiana, clássicos pratos brasileiros, figuram no ranking das melhores comidas, nas 3ª, 30ª e 78ª posições, respectivamente. A culinária brasileira, no geral, foi considerada a 16ª melhor do mundo.