GPS Brasília comscore

“Querem submeter Brasília ao governo federal novamente”, dispara Ibaneis sobre Fundo Constitucional

Governador denuncia retrocessos na autonomia política e recebe apoio de ministro do STF e do presidente do Lide Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, fez críticas contundentes ao governo federal durante o Fórum Brasil | Transição Energética, realizado em Brasília pelo Lide Brasil, Lide Brasília em parceria com o canal Brasil 247. Embora o tema central do evento fosse a transição energética, Ibaneis usou a oportunidade para defender o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) e alertar sobre os riscos das mudanças propostas pela União.

“O que busca hoje esse mal iluminado à frente do governo federal? Simplesmente retroceder e colocar novamente, não os governos, mas a população do Distrito Federal, a serviço do governo federal. Eles não conseguem admitir que a capital da República não seja submissa a eles”, disparou o governador.

Ibaneis reforçou que o FCDF foi criado no governo de Fernando Henrique Cardoso para garantir a autonomia política e o pleno funcionamento de Brasília, classificando as alterações propostas como um retrocesso grave. “A verdadeira autonomia política da capital veio com a lei do Fundo Constitucional. Antes disso, Brasília dependia de favores do governo federal para funcionar. Essa medida absurda quer destruir o que foi conquistado com responsabilidade e visão fiscal.”

O governador também rebateu as comparações feitas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entre o FCDF e fundos regionais de desenvolvimento. “O Fundo Constitucional do Distrito Federal é de custeio, essencial para saúde, segurança e educação. Comparar esses dois tipos de fundos é um erro conceitual gravíssimo.”

Ainda segundo Ibaneis, os impactos sociais seriam severos, caso a proposta avance. “Prejudicar o Fundo Constitucional significa atacar diretamente os mais vulneráveis. Isso é inadmissível em qualquer governo que se diga comprometido com a proteção social.”

 

Apoio Supremo

As críticas de Ibaneis receberam apoio do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que defendeu a manutenção do fundo. “Eu me solidarizo com o governador Ibaneis. A criação do Fundo Constitucional reflete uma visão responsável de garantir tanto a sustentabilidade fiscal quanto a social de Brasília. Esse fundo foi essencial para evitar que a cidade se tornasse um centro de criminalidade.”

O ministro destacou ainda os desafios sociais enfrentados pela capital, como a existência do Sol Nascente, a maior favela do Brasil, segundo o IBGE. “Não é um título que desejamos carregar. É indispensável que os recursos do Fundo Constitucional sejam preservados para promover o desenvolvimento social e combater desigualdades.”

"A criação do Fundo Constitucional reflete uma visão responsável de garantir tanto a sustentabilidade fiscal quanto a social de Brasília", destacou Gilmar Mendes | Foto: Rayra Paiva

“A criação do Fundo Constitucional reflete uma visão responsável de garantir tanto a sustentabilidade fiscal quanto a social de Brasília”, destacou Gilmar Mendes | Foto: Rayra Paiva

Respeito a Brasília

O empresário Paulo Octávio, presidente do Lide Brasília e presidente do PSD-DF, também saiu em defesa do fundo e alertou para os riscos de mudanças frequentes em legislações estratégicas. “No Brasil, precisamos parar de mudar leis de acordo com o governante do momento. Brasília não pode ser comparada a outras capitais; ela tem características únicas desde sua criação, foi pensada para ser a capital da República, e o Fundo Constitucional reflete essa responsabilidade. É muito grave querer alterar a forma de reajuste de um fundo que sustenta saúde, segurança e educação de uma cidade sem indústrias, que abriga embaixadas, ministros de Estado e toda a Justiça do país.”

 

Impacto político

As declarações aumentam a pressão política sobre o governo federal, colocando o Fundo Constitucional no centro do debate nacional. Enquanto o Fórum Brasil continua com discussões sobre transição energética, a defesa de Brasília contra possíveis retrocessos reforça a importância de preservar a autonomia da capital federal.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.