GPS Brasília comscore

Quer crescer no mercado? Conheça duas dicas infalíveis para a carreira

Sindesei-DF destaca a importância da mentoria e networking para o sucesso no setor de tecnologia
Brasil gerou 1,146 milhão de postos de trabalho no último trimestre de 2023, informa IBGE
Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Compartilhe:

Se você atua na área de tecnologia de informação e pretende crescer no mercado profissional, a dica é uma só: a mentoria e o networking ainda são essenciais, no atual cenário, para um melhor posicionamento e para criar condições favoráveis dentro do disputado mercado de trabalho.

Em conversa com o GPS|Brasília, o presidente do Sindicato das empresas de Serviço de Informática (Sindesei-DF), Marco Túlio Chaparro, disse que a orientação profissional oferecida por profissionais mais experientes aos novatos tornou-se uma ferramenta indispensável para a transferência de conhecimento entre gerações.

Segundo ele, os mentores não apenas fornecem direcionamento, mas também compartilham lições aprendidas ao longo de suas jornadas, oferecendo insights essenciais para enfrentar os desafios da vida do novo profissional. Além disso, eles não se limitam apenas a questões técnicas, mas também oferecem suporte em situações complexas do ambiente de trabalho.

“É fundamental estabelecer uma cultura de aprendizado contínuo e cooperação por meio da mentoria e do networking”, afirmou Chaparro.

Ele destacou que os profissionais mais experientes não apenas oferecem direcionamento, mas compartilham lições aprendidas ao longo de suas jornadas, preparando assim os novatos para os desafios do mercado de trabalho.

Para o presidente do Sindesei-DF, as redes de contatos profissionais possibilitam que os jovens talentos ampliem suas conexões e estabeleçam relações com líderes da indústria, o que pode ser fundamental para o avanço na carreira. 

Segundo o empresário, integrar a mentoria com estratégias de networking cria um ambiente propício para o crescimento profissional e o acesso a novas oportunidades. As organizações que investem nesses programas, reforçou, não estão apenas investindo no presente, mas também no futuro, atraindo e retendo talentos e fomentando a inovação dentro da empresa.

“Mentoria e networking são imperativos para quem busca sucesso no mercado de trabalho e deseja deixar um legado significativo”, destacou Marco Túlio.