GPS Brasília comscore

Quem são os especialistas em Amazônia que estarão na Fespim

Publicado: Atualizado:

Entre professores, engenheiros, economistas e empresários, pelo menos 17 especialistas em diversos aspectos da Amazônia estarão nas mesas redondas da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM), que ocorrerá em Brasília, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Este ano, a feira aborda a sustentabilidade alinhada à tecnologia como tema e oferece ao público 40 estandes com produtos amazonenses diretamente ligados ao PIM.

O primeiro moderador do debate inaugural da fesPIM e uma figura importante para o festival é o superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), João Bosco Saraiva. Ele traz ao público a discussão sobre “A Zona Franca de Manaus como instrumento de propagação do desenvolvimento econômico e conservação ambiental da Amazônia”. Saraiva, que atualmente ocupa a posição oficial de superintendente, é também um reconhecido empresário da região e já ocupou a vice-governadoria do Amazonas de 2017 a 2019. Ele foi deputado pelo estado e, hoje, está à frente da Suframa desde abril de 2023.

Bosco Saraiva, superintendente da Suframa

Bosco Saraiva, superintendente da Suframa. Foto: Divulgação

Confira quem é cada debatedor de acordo com os painéis: 

Painel Zona Franca de Manaus: um modelo classe mundial de proteção da Amazônia

Dia 8, às 14h

Ettiene Kechichian, especialista sênior em Desenvolvimento do Setor Privado e economista no Banco Mundial, conversará com mais três autoridades na fesPIM sobre “Zona Franca de Manaus: um modelo classe mundial de proteção da Amazônia”. O estadunidense atua como líder das Indústrias Climáticas Eficientes no banco e é coautor de um manual sobre o desenvolvimento de zonas de baixo carbono.

Etienne-gps-brasilia

Ettiene Kechichian. Foto: Divulgação

Ao lado de Ettiene, José Alberto da Costa Machado, doutor em Desenvolvimento Socioambiental e mestre em Engenharia de Sistemas e Computação, trará sua experiência e conhecimento sobre economia e desenvolvimento regional e sustentável na Amazônia. O especialista já foi coordenador de Pesquisas em Sociedade, Ambiente e Saúde do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e é ex-coordenador-geral de Estudos Econômicos e Empresariais da Suframa.

Marcos Antonio de Bento Sousa, atual diretor-executivo da Honda South America e presidente da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), também participará do painel. Sua experiência no setor de automóveis é vasta, pois ele está na Honda desde 1996.

Valdeni Rodrigues, empresário e CEO da TecToy desde 2019, é outro participante do painel. Ele é um especialista com mais de duas décadas de experiência em Gestão Comercial e Empresarial no setor de tecnologia, com passagens em empresas líderes nos segmentos de Data Analytics, Business Intelligence, Data Integration & MDM, como Ascential, Cognos Analytics, Informatica, IBM e Compuware. Sua liderança é fundamental na revitalização da renomada TecToy, impulsionando o desenvolvimento de novas unidades de negócio e a modernização da estrutura fabril, fortalecendo sua posição como referência no mercado de eletroeletrônicos do Brasil e da América Latina.

Painel Amazônia e a Bioeconomia

Dia 8, 15h40

Alfredo Kingo Oyama Homma, participante do painel sobre Amazônia e Bioeconomia, é doutor em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Ele é um premiado profissional com honrarias, incluindo o Prêmio Jabuti (1999) e o Prêmio Prof. Samuel Benchimol (2004, 2010). Atualmente, é membro do Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Rondônia (2021) e da Embrapa Roraima (2021). Seu campo de conhecimento e experiência está relacionado à economia agrícola, extrativismo vegetal, desenvolvimento agrícola, história da agricultura e da imigração japonesa e política ambiental da região amazônica.

alfredo-fapim-gps-brasilia

Alfredo Kingo Oyama Homma. Foto: Divulgação

Conversará, na fesPIM, com Alfredo, Ricardo Luiz Ludke, engenheiro florestal pela Universidade Federal de Viçosa, com mestrado em Ciência Florestal. O profissional atua há 25 anos em Manejo Florestal Empresarial e Comunitário e ajuda com a implantação, condução e auditoria de processos de Certificação Florestal (FSC). No Projeto de Apoio ao Manejo Florestal (ProManejo – Iama/PPG7), coordenou o Componente Iniciativa Promissoras, de apoio a projetos madeireiros e não madeireiros, empresariais e comunitários em toda a Amazônia Legal. Conduziu, ainda, a área florestal de grandes e médias empresas, atuando também como consultor florestal em diferentes segmentos, incluindo a elaboração de Planos de Negócios.

Elias Moraes de Araújo também estará à mesa. Ele é diretor-executivo da Fundação Universitas de Estudos Amazônicos. Atuou em várias empresas do PIM em cargos de gestão por 35 anos, incluindo Multibrás, Brastemp, Samsung, Gradiente, Savcor e Mitsubishi Eletrônica. Foi responsável pela implantação da Fundação Universitas e o projeto de qualificação da FUEA.

Zona Franca 2073, quais são as estratégias?

Dia 9, 14h15

Fazendo referência à Emenda Constitucional 83, que prorroga os benefícios tributários da Zona Franca de Manaus por 50 anos, ou seja, até 2073, o painel em questão discutirá os planos para a manutenção do Polo Industrial de Manaus (PIM). Para compor essa discussão, José Jorge do Nascimento Júnior, administrador graduado e com especialização em Comércio Exterior pela Universidade Federal do Amazonas, trará sua experiência no mercado de eletroeletrônicos.

jose-jorge-gps-brasilia

José Jorge do Nascimento Júnior. Foto: Divulgação

Já Farid Mendonça Júnior, advogado, economista e administrador, conversará com os colegas de mesa sobre a internacionalização da Amazônia. Hoje, ele atua como assessor parlamentar no Senado Federal e é ex-secretário de Relações Internacionais do Estado do Amazonas.

Saleh Hamdeh, diretor-executivo da HAMDEH EMPRESARIAL, também estará na discussão. Ele atua principalmente em relações institucionais e governamentais e políticas públicas. Na empresa, é responsável pelos estudos tributários de benefícios fiscais, análises técnicas das legislações vigentes, auditorias de incentivos fiscais e elaboração de pareceres, análise das ações voltadas ao desenvolvimento da política industrial brasileira.

Tomaz Nogueira, consultor empresarial, ex-superintendente da Suframa e ex-secretário de Planejamento do Amazonas, também estará no painel da fesPIM.

Painel Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia

Dia 9, às 15h40

Biólogo por formação, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Antônio de Lima Mesquita é doutor em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia. Ele estará na mesa que debaterá Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia no último dia do festival, a partir das 15h45. Antônio é, ainda, especialista em painéis lignocelulósicos de palmeira amazônica. Dentro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), coordena a Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual.

antonio-de-lima-fespim-gps-brasilia

Antônio de Lima Mesquita. Foto: Divulgação

Diretor de pesquisa e desenvolvimento da Samsung, Fernando Campos de Arruda Junior, é engenheiro eletrônico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Há mais de 40 anos dedica-se à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no país e, por isso, é um nome relevante para o cenário da tecnologia nacional. Ao longo de sua carreira, ocupou cargos no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), foi gerente-executivo no Venturus, diretor de engenharia de sistemas na Zetax, diretor de P&D da Lucent Technologies, diretor técnico e presidente da Fundação para Inovações Tecnológicas FITec. Ao lado de Antônio e mais três colegas, estará no Painel Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia da fesPIM.

Marcio Ramos de Oliveira é um dos dois colegas. Ele é doutor em astrofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área de gestão em ciência, tecnologia e inovação junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele também é coordenador-geral de Promoção à Inovação e ao Transbordamento do Conhecimento no conselho.

Também presente no painel em questão, Samy Lima Assi também fala sobre tecnologia, sendo especializado em Lei de Informática. Ele atua como consultor e analista de sistema. Atualmente, ele é gerente do Núcleo de Inovação Tecnológica do SIDIA Instituto de Tecnologia.

Por último, Leandro R. Santos também fará parte da composição do painel da fesPIM. Ele é engenheiro, mestre em Gestão Industrial e especialista em Qualidade/Produtividade pela UNIFEI, especialista em Administração de Empresas pela FGV e gestor executivo pós-graduado pela Universidade de Stanford. No IBGC, formou-se como conselheiro de administração.

Universalização Energética da Amazônia

Dia 9, 17h30

Em uma palestra solo na fesPIM, Marcelo Rodrigues, engenheiro eletricista pela UFMG, com MBA e formação de conselheiro pela FDC, traz o potencial energético amazônico aos convidados. Vice-presidente de Negócios, Marketing e Inovação da UCB, Marcelo também tem sólida experiência em projetos inovadores nas áreas de tecnologia e infraestrutura em organizações nacionais e multinacionais. 

Marcelo-Rodrigues-fespim-gps-brasilia

Marcelo Rodrigues. Foto: Divulgação

Hoje, lidera a iniciativa Energia sem Fronteira, com o propósito de discutir o combate à pobreza energética.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.