GPS Brasília comscore

Quem é Nikki Haley, 1ª oponente de Trump entre republicanos

Ex-governadora da Carolina do Sul e embaixadora dos EUA na ONU durante o mandato de Donald Trump, a republicana **Nikki Haley** anunciou que será pré-candidata à Presidência americana pelo **Partido Republicano** nas eleições de 2024. Com a confirmação da candidatura, Haley se torna a primeira figura de destaque do partido a desafiar o plano do ex-presidente de voltar ao poder.

O lançamento da pré-candidatura de Haley era esperado há semanas em Washington, mas se confirmou apenas nesta terça-feira (14), quando ela divulgou um vídeo no qual afirma que **desafiará Trump** na disputa pela indicação do partido para a disputa presidencial, prometendo combater inimigos internos e externos.

“_Algumas pessoas olham para a América e veem vulnerabilidade. A esquerda socialista vê uma oportunidade de reescrever a história China e Rússia estão avançando. Todos eles acham que podemos ser intimidados, chutados_”, disse Haley. “_Você deveria saber uma coisa sobre mim: eu não tolero valentões. E quando você chuta de volta, dói mais se você estiver usando saltos._”

No vídeo, a candidata defendeu estar na hora de uma “_nova geração de lideranças_” chegar ao poder, afirmando que **os problemas do país seriam culpa do establishment em Washington**. “_O establishment de Washington falhou conosco repetidas vezes. É hora de uma nova geração de liderança. (de) Redescobrir a responsabilidade fiscal, proteger nossas fronteiras e fortalecer nosso país, nosso orgulho e nosso propósito._”

**Aos 51 anos, a republicana governou a Carolina do Sul entre 2011 e 2017**, quando foi designada por Trump como embaixadora dos EUA na ONU. Ela permaneceu no cargo entre janeiro de 2017 e outubro de 2018. Se for eleita, ela será a primeira presidente mulher dos Estados Unidos, e primeira descendente de indianos a ocupar o cargo.

Haley nasceu em Bamberg, na Carolina do Sul, e se formou na Clemson University. Trabalhou para a butique de vestidos de sua família, inclusive como contadora, antes de vencer o primeiro de três mandatos na Câmara dos Representantes do Estado.

Por sua raiz familiar, a pré-candidata cresceu suportando insultos racistas em uma pequena cidade da Carolina do Sul e há muito faz referência a esse impacto em sua vida pessoal e política. No vídeo de três minutos e meio, a republicana fez referência a esse passado, dizendo que cresceu “_não negra, nem branca – eu era diferente_”.

Apesar disso, **insistiu que os EUA não são um país racista**: “_nada poderia estar mais longe da verdade_”. Ao fundo de seu vídeo, havia imagens de reportagens da mídia relacionadas ao “_Projeto 1619_” – vencedor do **Prêmio Pulitzer do The New York Times** – que centrava a história do país em torno da escravidão.

Ela foi eleita governadora em 2010, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo no Estado. Depois de um tiroteio em massa em 2015 em uma igreja afro-americana em Charleston por um supremacista branco, ela **pediu a remoção da bandeira de batalha confederada do Capitólio estadual**.

A campanha de Haley foi encorajada por muitas pesquisas que mostram que, em um **campo hipotético de vários candidatos, Trump ganha menos de 50% dos eleitores republicanos**. Sua entrada na corrida ressalta como o ex-presidente não conseguiu assustar os rivais em sua terceira campanha presidencial, anunciada em novembro, após uma eleição de meio de mandato decepcionante para os republicanos.

Embora seja a primeira a lançar campanha, outros nomes de destaque no partido, como o ex-vice-presidente de Trump, Mike Pence, o ex-chefe da diplomacia Mike Pompeo e o governador da Flórida, Ron DeSantis, são possíveis pré-candidatos republicanos.

Veja também

Se não tratada, a doença pode causar complicações graves, como …

Uma sala menor, misto de escritório e biblioteca, exalava o …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI