Tem feriado chegando! Se você é do tipo que **não curte Carnaval** e quer aproveitar o período para fazer **uma viagem curta**, minha dica é dar um **pulo no Uruguai**, um país de culinária riquíssima e vinhos sensacionais.
Com 4 dias de passeios, entre **Montevidéu e Punta del Leste**, já dá pra conhecer baste coisa legal. Claro que se você tiver uns dias a mais, dá pra **incluir mais vinícolas no roteiro** e ainda conhecer Colônia do Sacramento que é imperdível!
A primeira parada é a **Bouza**, uma **vinícola boutique** praticamente **dentro da cidade**, pois fica a 20 km do centro. Eles são famosos pelos **vinhos premiados**, pelo Albariño e por serem pioneiros no enoturismo. Estive na Bouza faz um tempo, quando a gente visitava um mini museu de automóveis que tem na vinícola. Hoje, tem mesas lá dentro e dá até pra comer. Falando em comer, **existe um restaurante maravilhoso lá** também.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/URUG_bouza_vinos_garage_2_97fdb8e236.jpg)
![Bouza Vinícola Boutique](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/UGUG_bouza_01_f887a2831a.jpg)
Em direção à Punta del Leste tem **diferentes opções no caminho**, tudo vai depender do tempo que você tem. Então anota aí e escolha, pelo menos três, para colocar no seu roteiro:
**Bracco Bosca**: essa também fica bem próxima a capital uruguaia. É uma vinícola boutique super charmosa, relativamente nova, mas que possui vinhedos que estão na família há décadas. São várias opções para curtir na visita à vinícola. Tem **tour com degustação, tem almoço harmonizado e até hospedagem**. Sim, lá existem cabanas com vista para os vinhedos e orfurô.
![Bracco Bosca](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/URUG_Bracco_Bosca_1_38e4072702.jpeg)
Não deixe de provar os rótulos da linha Ombú, nome de árvore que, reza a lenda, antigamente a família escondia ouro sob ela.
**Pizzorno**: Essa é uma vinícola histórica. Foi **fundada em 1910 por Don Próspero José Pizzorno**, que inclusive dá nome a uma das linhas de vinhos. São 21 hectares que rodeiam a adega da família com Tannat, Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Cabernet Franc, Petit Verdot, Malbec, Marselan, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Maburg Muscat. Além do passeio pelos vinhedos, lá tem ainda **degustação de vinhos e aperitivos regionais**, além de restaurante e pousada.
![Pizzorno](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/URUG_Pizzorno_1_1bbf38008f.jpg)
Quase do lado da Pizzorno, está a **Bodega Familia Deicas**, que fica em uma fazenda histórica que pertenceu aos jesuítas e fica a cerca de **40 km de Montevideo**. Por lá, você pode escolher entre **três tipos de degustação**, com linhas diferentes de vinhos da Família Deicas e todas acompanhadas de uma tábua individual com queijos, charcutaria, pães artesanais e azeites.
Pelas redondezas tem ainda a **Narbona**, uma das primeiras vinícolas no Uruguai, instalada em uma fazenda, **original de 1909**. Lá tem tours com **degustações harmonizadas, piquenique em meio aos vinhedos**, com direito a toalha xadrez e tudo mais, restaurante, pousada e loja com várias delícias produzidas por eles como doce de leite, geleias, compotas e queijos.
Outra vinícola é a **Alto de la Ballena**, que fica a 28 km do centro de Punta, na encosta da **Sierra de la Ballena**. As degustações de vinhos acontecem em um terraço com vista para os **8 hectares de vinhedos** com a Laguna del Sauce e o Cerro Pan de Azúcar ao fundo.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/URUG_Garzon_1_851f808905.jpg)
![Bodega Garzón](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/URUG_Garzon_2_d64fb72645.jpg)
E **finalizando o tour** pelo Uruguai, tem ainda a **Bodega Garzón**, um projeto milionário e ambicioso do mundo do vinho que já arrebatou alguns prêmios, dentre eles a **melhor vinícola do Novo Mundo** pela revista Wine Enthusiast em 2018 e de **Melhor Vinícola para Visitar no Mundo** no prêmio World’s Best Vineyards.
Um dos destaques da Garzón é o restaurante comandado pelo **mestre do fogo, o argentino Francis Mallmann**. Agora é só preparar seu roteiro e embarcar para essa viagem incrível aqui do ladinho.