GPS Brasília comscore

Quatro emergências sanitárias ameaçam as Américas, diz Opas

A diretora da **Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)**, Carissa Etienne, alertou para quatro emergências sanitárias que ameaçam a região das Américas: o recente **surto de cólera** registrado no Haiti, os casos de **varíola dos macacos**, as infecções por **covid-19** e as baixas taxas de vacinação contra a **poliomielite**.

“_Nossa região está sob pressão_”, disse ela, ao convocar os países para que “_trabalhem rapidamente com as ferramentas que têm à mão_” numa tentativa de **controlar o cenário**. “_Emergências sanitárias paralelas e ambientes sociais, políticos e naturais frágeis ilustram a importância de investir e fortalecer os sistemas de saúde_”, acrescentou.

**Cólera**

Depois de mais de três anos, o **Haiti** relatou, na semana passada, um surto de cólera justamente quando estava prestes a ser declarado livre da doença. Até o último dia 9, o país havia confirmado 32 casos e 18 mortes, além de 260 casos suspeitos na região da capital, Porto Príncipe.

De acordo com a Opas, **é provável que os casos sejam mais numerosos que os dados oficiais**, já que “_a escalada da violência nas ruas e a atividade criminosa limitam o acesso e a mobilidade nas áreas afetadas_”.

**Varíola dos macacos**

Dados da organização mostram mais de **45 mil casos de varíola dos macacos relatados nas Américas** – 63% do total registrados em todo o mundo. Cerca de 95% das infecções são em homens. Apenas na semana passada, foram contabilizados 2,3 mil novos casos na região, sobretudo nos Estados Unidos, Brasil, Colômbia e México.

A Opas já começou a distribuir **vacinas** contra a varíola dos macacos nas Américas. Brasil e Chile foram os primeiros países a receber as doses, entregues na semana passada.

**Covid-19**

A diretora da Opas avaliou que a **tendência de queda** nos casos de covid-19 em todo o mundo, inclusive nas Américas, mostra uma possível **transição da fase aguda da pandemia para uma fase de controle sustentado**. Na semana passada, a região registrou 178 mil novos casos da doença.

Carissa advertiu, entretanto, que esse cenário de transição só será alcançado por meio da continuação da testagem e do **aumento da vacinação**. Embora mais de 70% da população das Américas estejam imunizados contra a covid, dez países e territórios, segundo a Opas, ainda não atingiram 40% de cobertura vacinal.

**Pólio**

Carissa fez um novo apelo aos países que aumentem a **cobertura vacinal contra a pólio** e a vigilância em relação à doença. Segundo ela, quatro países das Américas – Brasil, República Dominicana, Haiti e Peru – estão classificados como “_em risco muito alto_” de sofrer um surto da doença, enquanto oito nações são consideradas “_de alto risco_”.

“_A pólio, uma doença para a qual não há cura ou tratamento, deve tornar-se uma coisa do passado_”, frisou a diretora da **Opas**. “_Com vacinas eficazes e décadas de experiência em imunização, temos o poder de mantê-la a distância_”, concluiu.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Meaningful Journeys reúne roteiros e propõe uma nova forma de …

Psicofobia vai muito além de comentários depreciativos. Ela é estrutural. …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.