A quarta parcela do IPTU do Distrito Federal começa a vencer nesta segunda-feira (11) e os prazos de pagamento seguem até sexta-feira (15), de acordo com o dígito verificador da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do DF. Quem pagou em cota única já quitou o tributo em maio. Os vencimentos são escalonados: dígitos 1 e 2 na segunda, 3 e 4 na terça, 5 e 6 na quarta, 7 e 8 na quinta, e 9, 0 ou X na sexta-feira. Os boletos estão disponíveis no portal da Receita e no app Economia DF.
Caso o contribuinte não tenha recebido o boleto pelos Correios ou tenha adquirido o imóvel recentemente, é necessário atualizar os dados no site da Receita e emitir a fatura online. Também é possível consultar a situação fiscal e gerar documentos para quitação de débitos vencidos. A plataforma digital da Receita permite ainda solicitar o parcelamento de valores atrasados de anos anteriores.
A expectativa da Secretaria de Economia do DF é arrecadar cerca de R$ 1,4 bilhão com o IPTU este ano, provenientes de 937.913 imóveis. Esses recursos serão destinados a áreas como infraestrutura, serviços públicos e pagamento de servidores. As regiões com maior número de contribuintes são Plano Piloto, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia.
Atendimento presencial
Para tratar presencialmente de assuntos ligados ao IPTU, o cidadão pode marcar um horário em uma das agências da Receita pelo site Agenda DF. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 12h30 às 18h30.
Quem não tem acesso à internet pode agendar atendimento presencial nos postos do Na Hora ou nas agências da Receita do DF pelo telefone 156, opção 3, usando um número fixo.
Endereços das agências:
- Plano Piloto: 701 Norte, Bloco D, Loja 1
- Ceilândia: CNN 1, Bloco B – Avenida Hélio Prates
- Gama: Quadra 1, Área Especial – Setor Central
- Planaltina: SHD, Bloco C
- SIA: SAPS Trecho 1, Lote H (próximo à Caesb) – EPTG
- Taguatinga: CNA, Área Especial s/nº – Praça Santos Dumont