Nesta quarta-feira, 14, se celebra a Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma, um período de 40 dias de penitência, reflexão e preparação espiritual observado por cristãos em todo o mundo, principalmente na tradição católica. Esta data, que ocorre um dia após o Carnaval, é repleta de simbolismo e tradições profundas.
A Quarta-feira de Cinzas simboliza o início da jornada espiritual dos fiéis rumo à Páscoa, a celebração central do cristianismo, que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.
As cinzas usadas durante as cerimônias litúrgicas são um símbolo de penitência e arrependimento, lembrando aos fiéis a fragilidade da vida humana e a necessidade de se voltar para Deus em busca de perdão e renovação espiritual.
A celebração
A origem da Quarta-feira de Cinzas remonta aos primeiros séculos do cristianismo. As cinzas são obtidas a partir da queima dos ramos bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. Essas cinzas são então abençoadas e aplicadas na testa dos fiéis em forma de cruz, enquanto o sacerdote pronuncia as palavras: “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
A Quarta-feira de Cinzas é marcada por serviços religiosos especiais em igrejas cristãs em todo o mundo. Durante essas cerimônias, os fiéis são convidados a se aproximarem do altar para receberem as cinzas, que são aplicadas na testa como um sinal externo de sua disposição em iniciar o período de penitência e reflexão.
“É uma data que marca o período penitencial que é a Quaresma. Na Quarta-feira de Cinzas, os fiéis são chamados a viver um dia de contemplação, de oração e jejum. Por exemplo, é uma data em que não comemos carne, assim como acontece na Sexta-feira Santa”, explica o padre Antônio Carlos Silva, da ordem do Sagrado Coração de Jesus.
Durante a Quaresma, os cristãos são encorajados a praticar o jejum, a abstinência e a caridade como formas de se prepararem espiritualmente para a Páscoa. A Quarta-feira de Cinzas serve, assim, como um lembrete solene desse compromisso espiritual e como um convite à renovação interior.
Além das práticas religiosas, a Quarta-feira de Cinzas também marca o fim dos dias festivos do Carnaval em muitas culturas, representando uma transição simbólica do fervor carnavalesco para a sobriedade e reflexão da Quaresma.
Campanha da fraternidade
A Campanha da Fraternidade, uma das mais importantes iniciativas da Igreja Católica no Brasil, inicia-se todos os anos na Quarta-feira de Cinzas, marcando o início da Quaresma. Este ano não será diferente, e a Campanha da Fraternidade 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8), ambos foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2022.
Este ano a Campanha da Fraternidade completa 60 anos, a celebração teve início nacionalmente em 1964, idealizada por Dom Eugênio Sales, à época Arcebispo da Arquidiocese de Natal, Rio Grande do Norte.
Quarta-feira de Cinzas é feriado?
A Quarta-feira de Cinzas não é considerada um feriado oficial em muitos países, incluindo o Brasil, mas é vista muitas vezes como extensão das festas de carnaval.
A data costuma ser considerada ponto facultativo, e embora não seja um feriado nacional, muitas empresas e instituições educacionais podem ajustar seus horários de funcionamento.