GPS Brasília comscore

Qual suplemento ideal para retomar os exercícios?

Ingestão de nutrientes, minerais e vitaminas precisam fazer parte da dieta, adaptada a atividade física. Juntas, ajudam o organismo a se manter saudável

Compartilhe:

O **verão** prepara a sua despedida e deixa suas marcas e **lembranças**. De amores, de lugares, de celebrações, de lazeres e, sobretudo de promessas a serem realizadas. Dentre tantas, o início de projetos. Um deles é a mudança no **estilo de vida**, sobretudo no que se refere a **alimentação** e a prática de alguma **atividade física**.

O dueto promete sucesso se levado a sério. **Especialistas** costumam dizer que 30% do êxito se deve à **malhação**. Mas 70% está na **dieta** alimentar. Atualmente, há inúmeros recursos colaborativos e seguros de **suplementos**. _“Devem ser indicados por um profissional da saúde capacitado de acordo com as necessidades individuais, levando em conta a sua alimentação e o exercício praticado”_, indica a nutricionista Alessandra Feltre.

![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/anastase_maragos_FP_7cf_YPPUKM_unsplash_cb9e3a1b76.jpg)

Inseridos corretamente, o consumo de **nutrientes, minerais e vitaminas** colabora bastante para que haja diariamente o **fôlego** necessário, driblando a **fadiga**. Outro ponto importante que não pode ser deixado de lado é a **hidratação**: a perda de eletrólitos, como o sódio, zinco e potássio também pode impactar nos resultados, sejam eles ganho de **massa magra** ou **emagrecimento**.

>“A atenção à reposição dos elementos necessários para a saúde do organismo é a chave para se conquistar a manutenção da saúde como um todo. É preciso buscar alternativas saudáveis para manter os níveis de hidratação e a reposição de vitaminas e minerais nos treinos e competições esportivas”, finaliza Alessandra, que atua na equipe da Puravida, empresa de alimentação saudável e cosmética natural.

![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/vitalii_pavlyshynets_kc_RFW_Hje8_Y_unsplash_a9210e33b6.jpg)

**Suplementos para atividade física**

**Whey Protein**: é um dos mais **populares** entre as pessoas que buscam ganho de **massa magra**, além da melhora significativa do **músculo** após o exercício físico. O produto também é utilizado como estratégia nutricional para garantir o aporte de **proteínas** durante o dia, já que o consumo em horários estabelecidos, como depois do treino ou em lanches intermediários, na dose fracionada ou total, pode ajudar a controlar o **apetite** nas refeições seguintes.

**Creatina**: é uma proteína produzida **naturalmente** pelo organismo a partir dos aminoácidos glicina, metionina e arginina. Ela também pode ser encontrada em vários alimentos como **carnes, peixes e ovos**. No entanto, na forma de suplementação, a creatina costuma ser indicada para praticantes de **atividades físicas** e **atletas** que buscam melhorar o **desempenho** físico e uma rápida **recuperação** dos músculos.

**Glutamina**: é um **aminoácido** não essencial, ou seja, que o corpo é capaz de produzir. A suplementação pode ser indicada para melhorar as funções **intestinais**, garantindo um bom funcionamento do sistema **imunológico**, além de participar no crescimento de **massa muscular**.

**Cafeína**: ela é popular entre as pessoas que procuram o **emagrecimento**, pois tem efeito **termogênico**, deixando o **metabolismo** acelerado. Os suplementos que contêm o ingrediente ajudam a aumentar a disposição, além de estimular o foco e clareza mental.

**Bebidas isotônicas**: o uso de isotônicos é recomendado durante as **atividades físicas**, em que a sudorese é constante e a **reposição dos minerais** é necessária. O consumo pode evitar a **desidratação** junto com a perda acentuada de alguns eletrólitos como sódio, cloreto, magnésio, zinco e potássio. Para não prejudicar a saúde a longo prazo, a dica é buscar alternativas saudáveis com ingredientes **nutritivos**.

**Colágeno**: é uma alternativa para quem tem **dificuldades** de digerir e assimilar a proteína do _whey_, por exemplo, da ervilha, do ovo e de outras fontes. Essa suplementação pode oferecer um _blend_ de **aminoácidos** ideal para complementar o aporte diário de **proteína**, ajudando a oferecer ao corpo matéria-prima para músculos, tecidos, articulações, ossos, entre outros.

_* Com informações do Estadão Conteúdo_