Categories: Política

Quaest: 44% desaprovam ações de Moro na Lava Jato e 43% acreditam que Lula é culpado

Por Gabriel de Sousa

Pesquisa do instituto Quaest divulgada neste domingo (3) mostra que os brasileiros se dividem sobre a aprovação do senador e ex-juiz Sergio Moro (União-PR) na condução da Operação Lava Jato e sobre a culpabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas condenações feitas pelo ex-magistrado. A força tarefa da Polícia Federal (PF) completará dez anos no próximo dia 17.

A Lava Jato teve 80 fases deflagradas por ordem de Moro entre 2014 e 2021. Uma década após o início da operação, 44% desaprovam a postura do ex-juiz e 40% aprovam. Outros 3% não possuem uma opinião formada sobre a conduta do magistrado e 12% não souberam ou não responderam.

A pesquisa ouviu duas mil pessoas presencialmente entre os dias 25 e 27 de fevereiro, em 120 cidades. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.

Por outro lado, a consideração dos brasileiros sobre a operação como um todo foi positiva. Para 49% ela ajudou a combater a corrupção enquanto 37% analisam que ela não teve esse impacto.

Para 50%, a operação da PF fez “mais bem do que mal” e 28% pensam o contrário. Para 7% ela não fez nem bem e nem mal e 15% não souberam ou não responderam.

Brasileiros se dividem sobre culpa e inocência de Lula

O instituto de pesquisas também perguntou aos entrevistados se eles consideram que o presidente Lula é inocente das acusações impostas contra ele na Lava Jato. Em julho de 2017, Moro condenou o petista a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por conta dos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e das doações ao Instituto Lula. A sentença foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em abril de 2021.

A pesquisa mostrou um empate entre os brasileiros sobre a culpa de Lula. Para 43%, ele sempre foi inocente, enquanto outros 43% acham que ele é culpado e deveria estar preso. 14% não souberam responder.

O estudo também questionou se a Lava Jato teria investigado os partidos políticos de forma imparcial durante a operação. Para 28%, a força policial se concentrou principalmente no Partido dos Trabalhadores. Para 23%, ela atingiu todas as legendas igualmente.

42% acreditam que Lava Jato acabou por pressão política e 25% por exageros dos investigadores

42% dos brasileiros acreditam que a Lava Jato acabou em 2021 por causa de ações políticas feitas para barrar a operação. 25% responderam que houve erros e exageros por parte dos investigadores que conduziram a força-tarefa.

Outros 8% disseram que, na época em que a operação foi encerrada, o governo brasileiro, que na época era comandado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não tinha mais corrupção que pudesse ser apurada. 3% não escolheu nenhuma das três opções e 22% não souberam ou não responderam.

A Procuradoria-Geral da República (PGR), então chefiada por Augusto Aras, extinguiu a Lava Jato no dia 1º de fevereiro de 2021 após o início de um processo de revisionismo da operação. Alguns dos integrantes da força-tarefa foram integrados no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Estadão Conteúdo

Posts Recentes

Moraes mantém prisão de Fátima de Tubarão por ataques aos Três Poderes

Ré, Maria de Fátima ficou conhecida por aparecer em vídeos xingando o STF

3 horas ago

Trânsito caótico é registrado no início da reforma do Buraco do Tatu

Interdição do viaduto começou no domingo (30) e vai até o dia 31 de julho

3 horas ago

Zambelli chama Benedita de “Chica da Silva” e reclama por não discursar no G-20

Deputada é coordenadora da bancada feminina da Câmara e foi escolhida para discursar na abertura…

3 horas ago

Emendas tentaram barrar, sem sucesso, mudanças desastrosas no PPCub

Deputado Gabriel Magno (PT) foi um dos que tentaram impedir atrocidades em Brasília

3 horas ago

Grupo terapêutico online para artistas e profissionais da cultura inicia nesta semana

Encontros semanais visam promover o cuidado com a saúde mental e emocional de quem atua…

4 horas ago

Residencial Parque Alvorada é destaque na Quadra 500 do Sudoeste

Empreendimento moderno da Base Incorporações está pronto e conta com apartamentos de 4 suítes

6 horas ago