GPS Brasília comscore

“Puxadinhos”: restaurante da Asa Sul suspende atividades após demolição ordenada pela Justiça

Outros comércios serão alvos da DF Legal, resultado do combate ao uso irregular de área pública
Operação contra "puxadinhos" na Asa Sul
Operação contra "puxadinhos" na Asa Sul | Material cedido ao GPS|Brasília

Compartilhe:

A Secretaria DF Legal realizou, nesta segunda-feira (30), uma ação que demoliu áreas de restaurantes e lojas na Asa Sul, incluindo o Zante Taverna Grega, uma casa inspirada na gastronomia da Grécia e que é localizada na CLS 210.

A ação é resultado de uma decisão judicial que impede a ocupação de áreas públicas nas redondezas dos estabelecimentos comerciais, os chamados “puxadinhos”.

“Nós, assim como outros companheiros de quadra, fomos vítimas de uma ação de demolição injusta e inexplicável pelo Governo do Distrito Federal. Estamos discutindo nossos próximos passos e assim que pudermos, retornaremos mais fortes. Contamos com o apoio de todos vocês”, afirmou o estabelecimento nos stories do Instagram.

Além da tradicional casa grega, um salão de beleza também foi alvo da operação fiscalizatória, mas a DF Legal garante que outros endereços também receberão a investida do órgão público após decisão da Justiça do Distrito Federal (TJDFT).

Pelas redes sociais, o estabelecimento também confirmou a suspensão das atividades. Na mesma postagem, a casa informou que, a partir de terça-feira (1º), não abrirá, por tempo indeterminado, até que a situação esteja regularizada.

“Agradecemos todo o apoio e confiança de sempre! Assim que tivermos mais informações e um posicionamento concreto de próximos passos, traremos para a nossa página aqui no Instagram”, informou o restaurante.

De acordo com a Secretaria DF Legal, as demolições na quadra comercial atenderam a uma “determinação judicial sobre ocupações irregulares” dos chamados “puxadinhos” nos pontos de comércios em Brasília.

Segundo o órgão, todos os estabelecimentos alvos da decisão judicial receberam a notificação ainda no mês de maio, com o objetivo de garantir um prazo para que regularizassem as estruturas ou, talvez, demolissem, por conta própria, as partes consideradas irregulares pelo TJDFT.

Após a operação, os custos operacionais do governo serão enviados aos donos dos estabelecimentos envolvidos, segundo o órgão local (veja a nota completa abaixo).

Registro após a operação na Asa Sul
Registro após a operação na Asa Sul | Foto: DF Legal

Veja a nota oficial do órgão do GDF:

“A Secretaria DF Legal informa que realizou operação na quadra comercial 210 da Asa Sul nesta segunda-feira (30) em cumprimento a uma decisão judicial que determina a retirada de puxadinhos irregulares na área. Todos os estabelecimentos foram notificados a regularizar ou intimados a demolir as ocupações irregulares, a depender de cada situação, em maio deste ano. Diante da manutenção das irregularidades por parte dos estabelecimentos, a pasta realiza a remoção compulsória que acarretará no envio das custas operacionais aos responsáveis”, disse o órgão do governo do Distrito Federal.

Veja a publicação do restaurante:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Zante Taverna Grega 🧿 (@zantetavernagrega)

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por GPS – Portal de Notícias | Revista | Brasília (@gpslifetime)