A Secretaria DF Legal realizou, nesta segunda-feira (30), uma ação que demoliu áreas de restaurantes e lojas na Asa Sul, incluindo o Zante Taverna Grega, uma casa inspirada na gastronomia da Grécia e que é localizada na CLS 210.
A ação é resultado de uma decisão judicial que impede a ocupação de áreas públicas nas redondezas dos estabelecimentos comerciais, os chamados “puxadinhos”.
“Nós, assim como outros companheiros de quadra, fomos vítimas de uma ação de demolição injusta e inexplicável pelo Governo do Distrito Federal. Estamos discutindo nossos próximos passos e assim que pudermos, retornaremos mais fortes. Contamos com o apoio de todos vocês”, afirmou o estabelecimento nos stories do Instagram.
Além da tradicional casa grega, um salão de beleza também foi alvo da operação fiscalizatória, mas a DF Legal garante que outros endereços também receberão a investida do órgão público após decisão da Justiça do Distrito Federal (TJDFT).
Pelas redes sociais, o estabelecimento também confirmou a suspensão das atividades. Na mesma postagem, a casa informou que, a partir de terça-feira (1º), não abrirá, por tempo indeterminado, até que a situação esteja regularizada.
“Agradecemos todo o apoio e confiança de sempre! Assim que tivermos mais informações e um posicionamento concreto de próximos passos, traremos para a nossa página aqui no Instagram”, informou o restaurante.
De acordo com a Secretaria DF Legal, as demolições na quadra comercial atenderam a uma “determinação judicial sobre ocupações irregulares” dos chamados “puxadinhos” nos pontos de comércios em Brasília.
Segundo o órgão, todos os estabelecimentos alvos da decisão judicial receberam a notificação ainda no mês de maio, com o objetivo de garantir um prazo para que regularizassem as estruturas ou, talvez, demolissem, por conta própria, as partes consideradas irregulares pelo TJDFT.
Após a operação, os custos operacionais do governo serão enviados aos donos dos estabelecimentos envolvidos, segundo o órgão local (veja a nota completa abaixo).
Veja a nota oficial do órgão do GDF:
“A Secretaria DF Legal informa que realizou operação na quadra comercial 210 da Asa Sul nesta segunda-feira (30) em cumprimento a uma decisão judicial que determina a retirada de puxadinhos irregulares na área. Todos os estabelecimentos foram notificados a regularizar ou intimados a demolir as ocupações irregulares, a depender de cada situação, em maio deste ano. Diante da manutenção das irregularidades por parte dos estabelecimentos, a pasta realiza a remoção compulsória que acarretará no envio das custas operacionais aos responsáveis”, disse o órgão do governo do Distrito Federal.
Veja a publicação do restaurante:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram