O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira (3), que os Estados Unidos usam a guerra na Ucrânia como pretexto para impor tarifas ao Brasil. Segundo o líder do Kremlin, não há desequilíbrio econômico na relação comercial entre o País e os norte-americanos.
“Existe uma desproporção no comércio entre os EUA e a Índia, os EUA e a China, mas não há desproporção nas relações econômicas entre o Brasil e os Estados Unidos”, declarou o presidente russo durante coletiva de imprensa em Pequim, na China.
Diferentemente do que dito por Putin, o decreto de Trump sobre as tarifas de 50% aos produtos brasileiros Brasil não menciona a guerra na Ucrânia, nem a carta enviada ao presidente Lula e tampouco o comunicado explicativo emitido pela Casa Branca.
O Brasil é, hoje, um dos maiores compradores de petróleo e fertilizantes russos. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), as importações de diesel da Rússia saltaram em mais de 300 vezes desde o início da guerra no Leste Europeu, saindo de US$ 16,9 milhões em 2021 para US$ 5,3 bilhões em 2024, o que coloca o País na mira dos norte-americanos.